A trajetória recente da China não cessa de causar admiração. O mundo acompanha atônito seu impressionante desenvolvimento econômico, a transformação de sua manufatura em oficina do mundo, o surgimento de cidades monumentais que brotam do nada, conectadas entre si por trens de alta velocidade.
Essa nova potência comercial, industrial e financeira desperta sentimentos contraditórios, mas também muitas indagações: como ela consegue combinar uma economia de mercado com um sistema político fechado, o planejamento estatal com a livre-iniciativa de gigantescas empresas privadas? O que pretende com a 'Iniciativa Cinturão e Rota’? Quais são os efeitos dessa modernização acelerada e tecnológica sobre a vida cotidiana?
Este livro se propõe a fornecer respostas para essas e outras questões. O leitor encontrará aqui explicações sobre a gênese, o desenvolvimento e o futuro da China; interpretações sobre as características principais da economia, da sociedade, da vida política e da cultura do país-continente.
Os ensaios foram redigidos por destacados analistas brasileiros, um grupo selecionado por suas contribuições relevantes e originais, resultantes de estágios de pesquisas no território chinês.
O autorze
Alexandre de Freitas Barbosa:
Alexandre de Freitas Barbosa, economista, é professor de história econômica do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Pesquisa o impacto da ascensão chinesa no Brasil e na América Latina
Alexis Dantas:
Alexis Dantas é professor na Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Pesquisa a economia da indústria e da tecnologia na China e na América Latina.
Bruno Hendler:
Bruno Hendler é professor de relações internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa a história da China e os desdobramentos de sua geopolítica.
Elias Marco Khalil Jabbour:
Elias Marco Khalil Jabbour, geógrafo, é professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Pesquisa o planejamento estatal e o modelo chinês de 'socialismo de mercado’.
Francisco Foot Hardman:
Francisco Foot Hardman é professor de Literatura e Outras Produções Culturais na Unicamp. Pesquisa a interconexão entre paisagem, cultura e literatura na China e no Brasil.
Luiz Enrique Vieira de Souza:
Luiz Enrique Vieira de Souza é professor de sociologia na Universidade Federal da Bahia. Pesquisa o meio-ambiente chinês, sua modernização ecológica e degradação ambiental.
Wladimir Pomar:
Wladimir Pomar é ativista político. Autor dos livros O enigma chinês: capitalismo ou socialismo; China, o dragão do século XXI; A revolução chinesa; China: desfazendo mitos.