Roberto Calazans & Christiane Matozinho 
Pandemia e neoliberalismo [EPUB ebook] 
A melancolia contra o novo normal

Wsparcie
Como pensar a experiência da morte na pandemia e suas consequências? Precisamos refletir a importância dos trabalhos de luto e melancolia como estratégias contra esse projeto que reduz a morte a uma mera expropriação da vida do outro e repensar a vida em comum. Em um cenário no qual o desejo de morte é política de poder, situar as consequências subjetivas e sociais para a experiência da morte apenas no campo da depressão reforça as condições de expansão da precarização do laço social. Ao mesmo tempo que o neoliberalismo promove a matança como um desejo, ele retira da morte a possibilidade de ser uma experiência de socialização.

Este trabalho traz uma análise de como o neoliberalismo empobrece as condições de trabalho de luto em relação às perdas por morte e como isso se atualiza na pandemia do novo coronavírus. Este empobrecimento, longe de ser uma contingência, é um dispositivo importante para manter o sujeito sempre produtivo e, assim, continuar sustentando os princípios do neoliberalismo sem interrogação sobre seus pilares: a desregulamentação dos mercados; a concorrência; o isolamento dos sujeitos em relação ao laço social comunitário; o endividamento e a culpa concomitante que ele gera. A análise aqui é apresentada a partir das declarações do presidente do Brasil — mas não somente dele — sobre o enfrentamento da pandemia, quando esse empobrecimento da experiência da perda por morte é constantemente afirmado em nome de uma retomada da economia, pouco importando se as pessoas podem morrer ou não. Em contraponto a isso, afirma-se a necessidade de retomada do que Freud chama de trabalho de luto e do trabalho melancólico — inspirado em Enzo Traverso, são trabalhos coletivos e políticos e não individuais. Este duplo trabalho seria importante para colocarmos um tempo de suspensão e pensarmos sobre o desejo de morte que permeia o neoliberalismo e se atualiza dramaticamente durante a pandemia.
€1.99
Metody Płatności

O autorze

ROBERTO CALAZANS é psicanalista, doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É também um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise da UFSJ, além de cofundador do Programa Pintando o Setting: clínica do autismo.

CHRISTIANE MATOZINHO é psicanalista, mestre em Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Kup ten ebook, a 1 kolejny otrzymasz GRATIS!
Język Portugalski ● Format EPUB ● Strony 188 ● ISBN 9786586464405 ● Rozmiar pliku 6.3 MB ● Wydawca Mórula Editorial ● Miasto Rio de Janeiro ● Kraj BR ● Opublikowany 2021 ● Do pobrania 24 miesięcy ● Waluta EUR ● ID 8953252 ● Ochrona przed kopiowaniem Adobe DRM
Wymaga czytnika ebooków obsługującego DRM

Więcej książek elektronicznych tego samego autora (ów) / Redaktor

75 696 Ebooki w tej kategorii