Escrita em primeira pessoa, a crônica normalmente fala sobre temas do cotidiano, apresentando a visão de mundo do autor. Nas crônicas desta coletânea, Rosana Rios discorre sobre as memórias de sua infância, escola, família, leituras… Suas doces lembranças são a matéria e a poesia de seus textos. Além disso, a autora aborda também o ato de escrever como profissão, exercício, expressão. As crônicas, curtas e deliciosas, aproximam a autora do leitor, trazendo toda a ternura de suas recordações e inspirando o leitor a fazer o mesmo. Porque nosso dia a dia também pode ser pura literatura.
O autorze
Rosana Rios nasceu em São Paulo. Formada em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, iniciou a carreira de escritora em 1986, como roteirista da TV Cultura de S. Paulo. Trabalhou 11 anos em televisão e como roteirista de quadrinhos, mas desde 1988 se dedicou mais à Literatura infanto-juvenil.
Já publicou mais de 170 livros em 30 anos de carreira, com inúmeras premiações: o prêmio Cidade de Belo Horizonte, a Bienal Nestlé de Literatura, selos 'Altamente Recomendável’ e prêmios da FNLIJ, além de selos Distinção e Seleção da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RJ. Também foi incluída no Catálogo White Ravens de Munique. Em 2016, veio o prêmio Jabuti. E em 2019, foi eleita Presidente da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de LIJ. Para saber mais, acesse: .
Pela Editora do Brasil, publicou os juvenis Lisboa – Um sonho, um pesadelo, em coautoria com Regina Drummond, e Tinha um livro no meio do caminho, além do infantil Entre cães e gatos.