Neste livro, como ocorre com frequência na leitura de casos clínicos, o leitor se sente levado a entrar nas discussões entre apresentadores e comentadores e logo se envolve. Reconhece concordâncias e discordâncias com os pontos levantados, faz hipóteses, produz, enfim, uma opinião própria, proveniente de sua experiência, de seus conhecimentos teóricos e das
repercussões emocionais mais profundas que o caso pode ter-lhe despertado, levando-o a identificar-se com o apresentador, com os comentadores ou mesmo com o analisando. Assim, o livro é um estímulo ao pensamento crítico e oferece ao leitor a experiência única de compartilhar dos momentos singulares de uma análise, com todos seus percalços e descobertas.
Spis treści
Apresentação
Caso 1: O homem dos pesadelos
Chaim Katz, Decio Gurfinkel e José Martins Canelas Neto
Caso 2: O caso da mulher resignada a sua triste sina
Daniel Delouya, Alejandro Luis Viviani e Ana Maria Trapé Trinca
Caso 3: História de um homem só
Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Octavio Souza e Elisa Maria de Ulhôa Cintra
Caso 4: Momentos de uma análise
Nora B. Susmanscky de Miguelez, Leopold Nosek e Ana Rosa Chait Trachtenberg
Caso 5: O caso Hilda
Barbosa Coutinho, Anna Maria Amaral e Nelson da Silva Jr.
Caso 6: Territórios e fronteiras: por onde pisa o psicanalista de crianças?
Ane Marlise Port Rodrigues, Eliana Rache e Audrey Setton Lopes de Souza
Sobre os organizadores
Sobre os autores
O autorze
Psiquiatra, psicanalista e escritor. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena o grupo 'Psicanálise e Cultura’ e é editor da seção 'Debates Clínicos’ da revista Percurso. Membro da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família e da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família. Tem artigos publicados em revistas especializadas e escreve na grande imprensa. Autor de vários livros, entre eles Posto de Observação – Reverberações psicanalíticas sobre cotidiano, arte e literatura (Blucher).