Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. É considerado o pai da psicanálise e ainda um forte influenciador da Psicologia Social contemporânea. O artigo Luto e Melancolia, de Sigmund Freud, apareceu pela primeira vez em 1917, no Internationale Zeitschrif furArztlich Psychoanalyse, sendo em seguida publicado no primeiro conjunto de livros das obras metapsicológicas e dos Escritos Gerais Sobre a Teoria das Neuroses de Freud, em 1918.
Freud busca nesse texto fazer considerações a respeito da natureza da melancolia comparando-a com o afeto normal do luto e a discutir suas manifestações de origem psicogênica. A correlação colocada por Freud entre luto e melancolia justifica-se pela semelhança no quadro geral dessas duas manifestações. Luto e Melancolia é a pequena obra-prima da vasta série de textos publicados pelo grande psicólogo austriaco.
O autorze
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. É considerado o pai da psicanálise e ainda um forte influenciador da Psicologia Social contemporânea. Os estudos sobre a mente e o comportamento humano realizados por Freud são, atualmente, utilizados em várias ciências e campos de conhecimento.