Este ano completa 100 anos que o revolucionário bolchevique Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lênin, nos deixou. Poucos lembram, mas a luta anticolonial era um tema central em seus escritos. Dos Bálcãs à Índia, passando pela Revolução Persa à queda da Dinastia Qing e o estabelecimento da República da China, o comunista russo elaborou e escreveu sobre um amplo panorama da emergência dos povos não-europeus como protagonistas na política internacional.
Além disso, Lênin também demonstra como a luta de classes nas nações periféricas é um elemento fundamental para a vitória do proletariado e o avanço rumo ao socialismo. O problema é analisado de forma multifacetada por Lênin em seus escritos sobre filosofia, política, economia e sociologia, por meio de denúncias em artigos de jornal, cartas, discursos e diretivas do partido e do Komintern. Muitos dos textos reunidos neste livro são inéditos no Brasil e marcam uma nova fase do pensamento leninista no país.
O autorze
Vladímir Ilitch Ulianov Lênin (1870-1924) foi o mais importante líder bolchevique e chefe de Estado soviético, mentor e executor da Revolução Russa de 1917, que inaugurou uma nova etapa da história universal. Em 1922 fundou, junto com os sovietes, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dirigindo-a até sua morte.