A poesia pode tomar muitas formas, seguir regras ou até abandonar todas elas. O haicai é um tipo de poesia estruturada que segue um padrão fixo e nos desafia a dizer muito, mas com poucas palavras. Esse livro utiliza o formato de haicais e, em uma brincadeira divertida de palavras, explora o substantivo coletivo de diferentes animais. Uma combinação divertida entre poesia e imagem, que nos convida a achar o chefe do bando e refletir sobre o que é ser chefe, provocando o leitor a interpretar de muitas maneiras e exercitar a criatividade.
Despre autor
Alexandre de Castro Gomes nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. É especialista em literatura infantil e juvenil, já tendo escrito e lançado mais de 30 livros no Brasil e no exterior. Foi presidente eleito e reeleito da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
Teve títulos selecionados para programas de compras de governos, foi convidado para as maiores feiras de livros do país e recebeu o Selo de Distinção Cátedra 10 (Excelência em LIJ) pela Cátedra de Leitura da UNESCO / PUC-Rio, além de outros prêmios.
Foi o idealizador e o curador das duas primeiras edições do Prêmio AEILIJ, organizou e editou anuários e antologias, manteve uma coluna literária mensal e criou o Blogão. Viaja o Brasil com as oficinas literárias Quero Ser Autor, dá palestras, faz curadoria de eventos.
Pela Editora do Brasil, publicou ‘Encontros folclóricos de Benito Folgaça’, ‘Eu sou uma lagartixa!’, ‘Origens’ (em coautoria com outros autores) e ‘Haicais do chefe’.