Os autores apresentam a corajosa e democrática cultura educativa da 1ª infância em Pistoia, na Toscana. Com a ajuda de ricos exemplos, os serviços educativos são concebidos como territórios de encontros e trocas humanas em ambientes de criativos em conexão com a cidade e a natureza.
São apresentados em sua história de constituição social e cultural que, ao levar em conta o protagonismo de cada um e de todos, pode contribuir para a qualidade de vida de toda a comunidade por meio de uma cultura de hospitalidade e participação. Destinado a interessados pela educação de crianças pequenas, este livro apresenta estruturas educativas acolhedoras baseadas em metodologias ativas que repensam constantemente a si próprias à luz da curiosidade, da experiência, da criatividade humana e da Investigação coletiva.
Despre autor
ANNA LIA GALARDINI foi diretora do departamento de serviço social, de 1972 a 2010, responsável pelas instituições de Educação Infantil de Pistoia. Atualmente preside a Associação Crescere.
ANTONIA MASTIO foi coordenadora pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil em Pistoia e formadora na Associação Crescere, de 1997 a 2013.
DONATELLA GIOVANNINI foi coordenadora pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil em Pistoia, de 1987 a 2019.
MARIA LAURA CONTINI foi diretora de Serviços Sociais em Pistoia de 2010 a 2012, em seguida foi coordenadora pedagógica dos Centros Municipais de Educação Infantil na mesma cidade até 2017 e, atualmente, é presidente do Comitê do Unicef na província de Pistoia.
SONIA IOZZELLI é formadora da Associação Crescere e dirigiu projetos pela promoção do direito à educação em Pistoia de 1973 a 1996. Em seguida, até 2010, Sonia foi membro da equipe de coordenadores pedagógicos das instituições municipais de Educação Infantil de Pistoia.
SYLVIE RAYNA é pesquisadora em ciências da educação, professora associada ao laboratório Experice — Université Sorbonne Paris Nord. É autora de várias publicações sobre a primeira infância, sobre o despertar cultural e artístico de crianças pequenas (leitura e museus em particular) e sobre continuidade e transições na primeira infância.
GISELA WAJSKOP (tradutora e revisora técnica) é pesquisadora em educação. É autora de várias publicações sobre a primeira infância e foi coordenadora de Educação Infantil do MEC no período de 1998 a 2000, tendo coordenado a elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Criou e dirigiu o Instituto Singularidades de 2000 a 2010. Atualmente é diretora-geral da Escola do Bairro, que criou na Vila Mariana, em São Paulo, desde 2016.