A abordagem pedagógica da arte já não pode deixar de considerar as questões relevantes de um mundo em grande transformação social. Entra em pauta, assim, a arte contemporânea, com signos e discursos próprios, com uma linguagem e discurso que chamam para um entendimento mais coletivo ou menos individualista das coisas. Passam a interessar os sentidos, a percepção do outro, as origens, os lugares de fala, a apreensão do espaço. A formação da criança passa a ter uma atenção mais voltada ao coletivo, ao grupo, do que a si mesmo. COM TEXTOS DE: Adolfo Albán Achinte Ana Mae Barbosa Annelise Nani da Fonseca Bernard Darras Enid Zimmerman Daniel X. Harris John Steers Malcolm Ross Marie-Françoise Chavanne Ning Luo Vanessa Raquel Lambert de Souza
Despre autor
É professora emérita da Universidade de São Paulo-USP, onde lecionou nos programas de graduação e pós-graduação em Arte-Educação por quase cinquenta anos. Atualmente ensina Educação em Arte e Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Lecionou nas universidades de Yale, The Ohio State e de Granada. Foi agraciada com os prêmios Edwin Zigfield (USA), Sir Herbert Read (In SEA), Itaú Cultural 30 anos (2017), Comenda Nacional da Ordem Cientifica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda da Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros.
É formada em Moda, em Artes Visuais e em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), com mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sua pesquisa aborda temas relacionados a moda, arte/aprendizagem, processo criativo, desenvolvimento de produtos e planejamento de coleção.