Mais do que um intelectual público exemplar, Paulo Freire é uma inspiração constante, um intelectual vigoroso e permanentemente preocupado com leituras plurais do mundo e uma educação como prática de liberdade. As autoras e autores desta coletânea são professores-pesquisadores e defensores do pensamento freiriano como referência dos diferentes modos de ser docente, principalmente da educação infantil. A eterna meninice de Freire, com a sua curiosidade atenta e a sua sede de perguntas, nos provoca a ser mais: mais gente, mais humano/a, mais atento/a ao mundo e a tudo que o constitui.
Não raro, Paulo Freire e todo o seu legado têm sido alvo de sucessivos ataques e deturpações. Mas, por outro lado, podemos também assinalar a ampliação, com grande força, dos estudos e pesquisas vinculados às ideias de Paulo Freire e às questões educativas por ele defendidas. A presente publicação, organizada pelo GIFORDIC, em comemoração ao centenário de nascimento do patrono da educação brasileira, celebrado em 2021, é uma forma de assinalar esse compromisso com a educação como prática da liberdade.
Despre autor
Carolina Silva de Alencar – Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades
Sociais, da FFP/UERJ. Pedagoga e Psicopedagoga. Professora de Educação Infantil nas redes municipais do Rio de Janeiro e Niterói/RJ. Integrante do GIFORDIC (FFP/UERJ).
Fabiana Nery de Lima Pessanha – Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades
Sociais, da FFP/UERJ. Pedagoga na rede municipal de Educação de Niterói (FME) e na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC/RJ). Integrante do Grupo de pesquisa GIFORDIC (FFP/UERJ).
Maria Tereza Goudard Tavares – Professora associada da Faculdade de Formação de Professores da UERJ/Departamento de Educação.
Procientista da UERJ e professora do Programa de Pós-graduação – PPGedu. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC).