Couto de Magalhães 
Viagem ao Araguaia [EPUB ebook] 

Ajutor

Um livro imprescindível volta a ser lançado pela Editora Kelps, Viagem ao Araguaia de Couto Magalhães, cuja primeira edição se deu em 1863 através de Folhetos de O Federalista e uma segunda edição em 1889, em plena ascensão da Primeira República.
Traça seu roteiro inicial do Rio de Janeiro a Goiás, cujo trajeto é uma lição de amor ao território, pleno de ensinamentos e de afirmações históricas, compreendendo desde aquela época que ‘o pastor, ou vaqueiro, tem na caça, na pesca e no gado, o necessário para a vida’ , demonstrando que os habitantes das terras dos goyazes tinham aquilo que historiadores anos depois defenderam: auto suficiência de produção, ou como destacou Paulo Bertran, uma economia de abastância. Couto Magalhães afirma com todas as letras que as viagens pela Estrada de Ferro eram monótonas, como forma de defender ainda mais sua ideia quase fixa de navegação pelo Araguaia e Tocantins.
Sugeria mudar a Capital para Leopoldina uma vez que esta estava às margens do Araguaia e evocava Saint-Hilaire e Pohl, viajantes estrangeiros que descreveram Goiás, para justificar a inoperância do desenvolvimento de nossa Província. Criticava ferozmente a postura de alguns proprietários de terras de Goiás por não deixar prosperar a mudança da capital e defende a topografia de Leopoldina em liga-la, futuramente, à foz do Amazonas e do Rio da Prata. Argumentos de um ser apaixonado por uma ideia obsessiva. Em 18 de fevereiro de 1864, a Marinha, sob estes argumentos descritos por Couto Magalhães emite sinais de que o Projeto de Navegação Fluvial pelo Araguaia e Tocantins era viável e seria estudado. A História, porém, tinha outros planos.

€1.99
Metode de plata

Despre autor

José Vieira Couto de Magalhães, ou General Couto Magalhães, era mineiro de Diamantina onde nasceu em 1837 e cursou seus estudos jurídicos em São Paulo onde, em 1863 cursou seu Doutorado na área. Presidiu Goiás de 1862 a 1863, com apenas 24 anos de idade, onde se tornou um ardoroso defensor da navegação pelo Araguaia e Tocantins. Foi Presidente da Província do Pará de 1864 a 1865, lutou, a chamado do Governo com prerrogativas especiais na luta de libertação da Província do Mato Grosso contra os Paraguaios, tendo o título de general em Chefe. Foi Presidente da Província de Mato Grosso até 1867. Após tudo isso fez estudos científicos na Inglaterra, por quatro anos, e retornou a São Paulo onde exerceu inúmeras funções em Sociedades como a de Imigração, da qual foi sócio fundador. Destaca-se que, por conta de seus ideais para com o Império, mesmo convidado pelos líderes a republicanos a governar São Paulo após a Proclamação, recusou por plena coerência ideológica.

Cumpărați această carte electronică și primiți încă 1 GRATUIT!
Limba Portugheză ● Format EPUB ● Pagini 308 ● ISBN 9788540026179 ● Mărime fișier 0.6 MB ● Editura Editora Kelps ● Oraș Ferroviário Goiânia ● Țară BR ● Publicat 2018 ● Ediție 1 ● Descărcabil 24 luni ● Valută EUR ● ID 8956373 ● Protecție împotriva copiilor Adobe DRM
Necesită un cititor de ebook capabil de DRM

Mai multe cărți electronice de la același autor (i) / Editor

252 Ebooks din această categorie