A universalização da educação é um tema que está presente no campo educacional, percorre a formação de professores e é uma maneira de promover a educação de qualidade e a transformação social.
Nesse sentido, a formação de professores é essencial para responder às diversidades dos contextos, as características de aprendizagens e as necessidades didático-pedagógicas, garantindo oportunidades de acesso, permanência, participação educacional e social da comunidade escolar.
A Educação para a Mudança, portanto, busca melhorar a qualidade do ensino por meio de uma formação docente de forma orientada, com práticas colaborativas e baseada nas múltiplas dimensões e desafios do processo educacional.
Cuprins
Unidade 1 – Formação de professores
Unidade 2 – Fundamentos da Ciência
Unidade 3 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Unidade 4 – Práticas pedagógicas
Despre autor
Daniele Saheb Pedroso
Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Possui experiência em pesquisa e docência em Instituições de Ensino Superior com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade. Atuou na Educação Básica como professora e gestora de Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade e no diálogo com a formação e prática docente.
Mirian Célia Castellain Guebert
Professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui graduação em Pedagogia pela UFPR, especialização em Educação Especial com ênfase em Condutas Típicas pela UTP, especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela UFMS, mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC, doutorado em Educação, História, Política, Sociedade pela PUC-SP, pós-doutorado pela UFG.
Possui experiência com inclusão escolar, formação de professores, políticas públicas, direitos humanos, educação em direitos humanos e pesquisa interdisciplinar.