Este livro trata das vicissitudes, dilemas e dos paradoxos da educação brasileira de maneira crítica e propositiva.
É uma análise crítica porque, ancorado nas determinações históricas, empenha-se em explicar os problemas elucidando suas características e implicações para o trabalho pedagógico. Mas é também uma análise propositiva porque procura sempre apresentar perspectivas de superação dos problemas analisados, viabilizando, dessa forma, um trabalho educativo de elevada qualidade. Trata-se, pois, de uma publicação destinada a auxiliar os educadores, de modo geral, e os professores, em particular, em seu trabalho com os alunos, assim como em suas lutas para conquistar melhores condições de trabalho e salário digno em consonância com o alto valor social da profissão que exercem.
Despre autor
Dermeval Saviani – Natural de Santo Antônio de Posse (SP), cursou o primário no Grupo Escolar de Vila Invernada, São Paulo (SP) (1951-1954), e os cursos ginasial e colegial nos Seminários de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) (1955-1961). Iniciou os estudos filosóficos no Seminário Central de Aparecida (SP) (1962). Formou-se em filosofia (PUC-SP, 1966), onde também se doutorou em filosofia da educação (1971). Obteve o título de livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986) e realizou ‘estágio sênior’ na Itália (1994-1995).
De 1967 a 1970, lecionou filosofia, história e história da arte para o curso colegial e história e filosofia da educação para o curso normal. Desde 1967, é professor no ensino superior, tendo orientado mais de uma centena de trabalhos acadêmicos. Foi contemplado três vezes com o Prêmio Jabuti (2008, 2014 e 2016). Recebeu os títulos de Doutor ‘Honoris Causa’ da Universidade Tiradentes e da UFPB, em 2017, e da UFSM, em 2019. Em dezembro de 2020 foi homenageado na sessão da Education Review/Anped, ‘Pequenos grandes livros que marcaram gerações’, pela obra Escola e democracia na 14ª Reunião Regional da Anped Sudeste. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Histedbr e professor colaborador permanente da Pós-Graduação em Educação da Unicamp.