Publicado originalmente em três fascículos em Londres, em 1851, o romance Moby-Dick – a baleia branca, inspirado em fatos verídicos e escrito por Hermann Melville, conta a história do capitão Ahab e seu navio Pequod, que naufragou após ser atingido por uma enorme baleia branca.
Se o meu cálculo está correto,
Lá no Cabo das Tormentas
Moby-Dick agora cruza
Águas muito turbulentas.
No final de abril, assim,
Ela provará, enfim,
Destas minhas mãos cruentas.
Recontado agora pelo poeta popular Stélio Torquato Lima neste volume da Coleção Clássicos em Cordel, é mais um grande livro da literatura universal recriado na autêntica poesia do Nordeste.
Despre autor
Nasceu em Fortaleza, em 8 de outubro de 1966. É doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – e professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará – UFC, onde também coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular (GELP). Entre as mais de 150 obras que já publicou, destacam-se: Primas em Cordel (versão de 12 obras da literatura universal para o cordel); Iracema, (Adaptação do romance de José de Alencar); Lógikka, a Bruxinha Verde (Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, organizado pelo Ministério da Cultura); O Pastorzinho de Nuvens (1º lugar Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará), Shakespeare em cordel (reunião da versão de 11 peças do bardo inglês para o cordel, publicada em 2013), Cordel do Pequeno Príncipe (publicado em 2016) e Macunaíma em Cordel (2018).
Contato: [email protected]