1 SAMUEL registra os soberanos propósitos de Deus na História, e toma como ponto de partida a vida de três personagens: Samuel, Saul e Davi.
1 Samuel registra a transição do período dos juízes para a era dos reis de Israel, isto é, da passagem da teocracia (o governo de Deus) para a monarquia (o governo de um rei humano). O livro inclui a carreira de Samuel como profeta, sacerdote e juiz; a trajetória de Saul, o rei que se afastou de Deus; e parte da vida de Davi, rei verdadeiramente teocrático, que fundou a dinastia de cuja descendência surgiria o Messias. Esse livro não é, portanto, uma simples coleção biográfica e de histórias sobre religião e política em Israel durante a vida desses homens, mas é o registro de Deus agindo na História para preparar um povo para si, trazendo-lhe salvação por intermédio de seu último Rei ungido: Jesus Cristo
Despre autor
Hernandes Dias Lopes é casado com Udemilta, pai de Thiago e Mariana e avô de Bento. É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (Campinas, SP) e doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary (Jackson, Mississippi, EUA). Compõe a equipe pastoral da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES), desde 1985, e é pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (São Paulo, SP). É conferencista, escritor com mais de 130 títulos publicados e diretor executivo de Luz Para o Caminho. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.