Jane Austen (1775-1817) é considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX e autora de clássicos como ‘Orgulho e Preconceito’, ‘Razão e Sensibilidade’, ‘Ema’, entre outros. Jane Austen era mestra das falas reveladoras do caráter dos personagens e foi magistral ao elaborar a personalidade de Emma Woodhouse, que provoca conflitantes sensações no leitor à medida que a trama se desenvolve. A surpresa está em ir-se aos poucos percebendo as boas intenções de Emma e suas fraquezas de caráter. Emma fantasia a vida dos outros enquanto se cega para sua própria vida — inclusive para o amor por Knightley, que ela demora a reconhecer.
O romance Emma foi um sucesso absoluto de público e crítica e ganhou nada menos do que nove adaptações para o cinema e a TV, sendo a mais recente, o filme neozelandês homônimo, lançado em 2020 e indicado ao Oscar de melhor filme. EMMA é uma obra atemporal e uma excelente e agradável leitura na pena magistral de Jane Austen.
Despre autor
Jane Austen (1775-1817) nasceu em Steventon, Hampshire, na zona rural da Inglaterra, no dia 16 de dezembro de 1775. Filha de George Austen, um reverendo anglicano, e de Cassandra Austen era a segunda menina entre sete irmãos. Ela cresceu em meio a um pequeno grupo social formado por uma classe abastada e religiosa. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno em companhia de sua irmã Cassandra, que se tornou sua melhor amiga por toda a vida.
Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio interno. Com 17 anos escreveu sua primeira obra ‘Lady Susan’, uma novela onde expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo. Em 1797, Jane Austen já havia escrito mais dois romances, ‘Razão e Sensibilidade’ e ‘Orgulho e Preconceito’. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados.
Em 1801 a família mudou-se para Bath ponto de encontro da aristocracia britânica. Em 1805, após a morte do pai, Jane, sua irmã e sua mãe se mudaram para a vila inglesa de Chawton, onde um de seus irmãos lhes cedeu uma propriedade. Suas obras anteriormente recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de ‘Uma Senhora’. Posteriormente, as obras se transformaram em clássicos da literatura inglesa.
Jane Austen publicou ainda: ‘Mansfield Park’ (1814) e ‘Emma’ (1816). Com um texto carregado de ironia sutil, os romances de Jane buscavam retratar a sociedade provinciana da época e a busca das mulheres por um casamento como a única forma de ascender socialmente. Com seu poder de observação do cotidiano reuniu material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras com uma aguda percepção psicológica e uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.
Jane Austen publicou ainda ‘Mansfield Park’ (1814) e ‘Emma’ (1816). No ano seguinte a sua morte foi publicado ‘Persuasão’. Seu primeiro livro, ‘Lady Susan’ só foi publicado em 1871. As obras ‘Os Watsons’ e ‘Sanditons’ que foram deixadas inacabadas foram completadas e publicadas, posteriormente, por um sobrinho da escritora, em 1871. A casa onde Jane, sua irmã e sua mãe moraram, hoje abriga um museu. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por sua irmã Cassandra, que se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.
Jane Austen faleceu em Winchester, Inglaterra, no dia 18 de julho de 1817.