O que é sabedoria? Se é possível desenvolvê-la, então, como exercitar essa atividade, torná-la prática? Com uma linguagem acessível a qualquer pessoa que queira pensar, este livro alinha grandes temas da vida humana, como o amor, a amizade e a morte, aos contemporâneos – a diversidade, o consumismo e a relação com a natureza.
Como viver filosoficamente? E por que precisamos viver filosoficamente? Longe da aridez que muitas vezes caracteriza o saber filosófico, o leitor encontrará aqui o saber existencial. Essa é a urgência de nossa vocação filosófica, para que elaboremos novas compreensões de mundo.
Classificado pelo autor como um livro de ‘desajuda’, instiga o leitor a praticar a arte da pergunta, do questionamento. Representa um convite à leitura de textos filosóficos e, ao mesmo tempo, uma advertência sobre como não se deve lê-los.
Cuprins
Prefácio — Filosofia que te quero Sabedoria Prática
Introdução — Filosofia: a arte das ressurreições
1 Viver filosoficamente
2 Cultivar amor, conservar amigos
3 Valorizar as diferenças
4 Comprar menos
5 Viver conforme a natureza
6 Aprender a morrer
Coda
Referências
Despre autor
Jelson Oliveira é doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a amizade em Nietzsche. É mestre em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Sociologia Política e licenciado em Filosofia pela mesma universidade. É professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem vários artigos e livros publicados, entre os quais A solidão como virtude moral (2010), Para uma ética da amizade em F. Nietzsche (2012), Ética de Gaia (2008), Sabedoria
prática (2012) e Diálogo sobre o tempo: entre a filosofia e a história (2015).