Essa obra permite a compreensão da constituição e do desenvolvimento do modo de produção capitalista, bem como das principais categorias de análise a partir das quais Marx elaborou sua genial crítica. Mantendo-se fiéis à impostação teórico-metodológica do filósofo alemão bem como incorporando às suas lições o que mais fecundo produziu a chamada tradição marxista, os autores fornecem os elementos principais para o debate sobre as condições de existência do capitalismo e, o que é mais importante. de sua superação rumo a uma organização societária onde o ser social possa realmente ver-se emancipado dos processos alienantes e potencialmente barbarizantes impostos pelo capital.
Cuprins
Apresentação da Biblioteca Básica de Serviço Social Apresentação Nótula à segunda edição Introdução: Economia Política: da origem à crítica marxiana Capítulo 1: Trabalho, sociedade e valor Capítulo 2: Categorias da (crítica da) Economia Política Capítulo 3: Produção de mercadorias e modo de produção capitalista Capítulo 4: O modo de produção capitalista: a exploração do trabalho Capítulo 5: A acumulação capitalista e o movimento do capital Capítulo 6: Mais-valia, lucro e queda da taxa de lucro Capítulo 7: As crises e as contradições do capitalismo Capítulo 8: O imperialismo Capítulo 9: O capitalismo contemporâneo Conclusão Bibliografia
Despre autor
José Paulo Netto: José Paulo Netto, nascido no ano de 1947, é Professor titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Serviço Social, exerceu o magistério na Europa e na América Latina. É membro do Conselho Editorial de vários periódicos profissionais e da área das Ciências Humanas e tem mais de uma dezena de livros publicados.