Joseph Conrad foi um escritor de lingua inglêsa, mais conhecido pelas obras ‘Nostromo’, ‘Lord Jim’, e ‘O Coração das Trevas’. imortalizada nas telas por Marlon Brando como Apocalipse Now. De origem polonesa, radicado na Inglaterra, Joseph Conrad foi considerado um dos mais importantes autores da língua inglesa e Nostromo é considerada pelos críticos como sendo a sua melhor obra. O romance é ambientado na fictícia república sul-americana de ‘Costaguana’ que tem uma longa história de tirania, revolução e guerra, mas passa por um período de estabilidade. O personagem Nostromo é um expatriado italiano que ascendeu à sua posição através da sua bravura sendo visto como um instrumento útil à oligarquia local. Nostromo foi encarregado de remover a prata de Sulaco para mantê-la longe dos revolucionários. Infelizmente, as façanhas de Nostromo não lhe trazem o reconhecimento esperado, o que acaba levando-o para a corrupção e a sua destruição. A apaixonante obra Nostromo faz parte da coletânea: 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer.
Despre autor
Józef Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski (1857-1924) conhecido como Joseph Conrad, nasceu na Ucrânia, pertencente ao antigo Império Russo, no dia 3 de dezembro de 1857. Filho de poloneses que foram exilados em Vologda, na Rússia, ficou órfão aos 11 anos de idade e entregue aos cuidados do tio materno.
Com 16 anos, Conrad resolve viajar para Marselha, onde trabalhou em navios da Marinha Mercante francesa. Em 1878 passou a servir em um navio britânico para fugir do serviço militar russo. Durante vários anos, viajou por diversas cidades da Ásia, África, América e Europa. Nessa época já dominava a língua inglesa. Depois de várias tentativas consegue passar no exame para capitão de longo curso da Marinha Mercante Inglesa. Durante vários anos na marinha, entra pela primeira vez em Londres e passa a viver na Inglaterra. Por fim recebe a nacionalidade britânica, em 1886. Em 1894, Conrad resolve abandonar a sua bem-sucedida carreira de marinheiro para se dedicar à literatura. As diversas incontáveis viagens que realizou a bordo dos navios forneceram vasto material para suas histórias. Em 1895 publica seu primeiro livro ‘A Loucura de Almayer’, que foi bem recebido pela crítica e pelo público. Nesse mesmo ano casa-se com Jessie George. Em 1897 escreve ‘The Nigger of the Narcissus’.
Joseph Conrad escreveu um total de dezessete romances, entre eles, ‘Lord Jim’ (1900), ‘Nostromo’ (1904), ‘The Secret Agente’ (O Agente Secreto) (1907) e ‘Under Western Eyes’ (Sob os Olhos do Ocidente) (1911), sete novelas, entre as quais se destaca ‘The Heart the Darkness’ (O Coração das Trevas) (1902). Escreveu ainda: o ensaio ‘The Mirror of the Sea’ (O Espelho do Mar) (1906), as memórias ‘Some Reminiscences’ (Algumas reminiscências) (1912) e ‘A Personal Record’ (Um Registro Pessoal) (1912).
Joseph Conrad foi considerado um dos grandes escritores da língua inglesa. Suas obras ficcionais têm quase sempre o mar como cenário central. Seu estilo aliava a introspecção e a análise psicológica, tem em comum o homem em crise com a própria identidade e com a condição de ser humano. Seus personagens muitas vezes estão isolados da sociedade e enfrentam situações extremas. Embora a língua inglesa não fosse sua língua de origem, foi elogiado pela maestria de sua escrita. A obra O Coração das Trevas foi adaptado para o cinema, no filme ‘Apocalipse Now’, de Francis Ford Coppola, em 1979. Joseph Conrad faleceu em Bishopsbourne, Inglaterra, no dia 3 de agosto de 1924