Entre os manuscritos deixados por Leonardo da Vinci encontramos ensaios sobre pintura, luz, sombra, cores, perspectiva, poesia, escultura e música. Além de temas ligados às artes, escreveu também sobre astronomia, mecânica e se aventurou também por sátiras, aforismos, fábulas e profecias. Outros escritos ainda versam sobre temas diversos como arquitetura, anatomia, zoologia, fisiologia, guerras navais…
No presente volume selecionamos e reunimos os textos proféticos, os escritos espirituosos, fábulas, sátiras e contos.
Entre animais fantásticos, anedotas da Idade Média e profecias, convidamos o leitor a ingressar nesse mundo lúdico através de uma leitura de ideias luminosas, metáforas, enigmas e pensamentos engenhosamente talhados pela mente de Leonardo da Vinci.
Cuprins
As Profecias
Fábulas
Estudos sobre a vida e os hábitos dos animais
Anedotas e Contos
Outros Escritos
Últimas Profecias
Despre autor
Alguns estudiosos da vida de Leonardo da Vinci (1452-1519) avaliam que a maioria dos seus manuscritos tenha sido perdida. Estima-se que o material atualmente conhecido é cerca de um quinto do que produziu. Desse pequeno acervo que restou para a posteridade, o que sobrou de seus escritos desmembrados, perdidos, furtados ou vendidos indistintamente por seus herdeiros; encontramos 28 manuscritos, denominados códices. A reunião e organização desses escritos é creditada ao escultor e colecionador italiano Pompeo Leoni, em meados do século XVI.
Embora conhecido popularmente como pintor, Leonardo é considerado como um dos mais notáveis polímatas que a humanidade já produziu. A aptidão para uma diversidade de áreas do conhecimento fez com que criasse escritos muito interessantes acerca de diversos temas da vida humana e da natureza, sendo um enigma que sejam até hoje pouco conhecidos: é possível encontrar neles a mesma faísca e energia que costuma nutrir a chama criativa dos gênios.