Lá detrás daquela serra: quadras e cantigas populares é um livro com quadras populares, brincadeiras de roda, cantigas e adivinhas rimadas que resgatam e valorizam um formato poético muito popular no Brasil, de agradável assimilação por crianças de todas as idades. A quadra é formada por quatro versos, em geral de sete sílabas cada um, e é muito adotada em provérbios, adivinhas e desafios. Aqui estão reunidos os poemas tradicionais da infância do cordelista Marco Haurélio no sertão baiano, que ele relembra de cor e salteado, acostumado que foi a brincar de ‘jogar versos’ no terreiro com os meninos enquanto os adultos faziam os festejos natalinos.
Despre autor
Marco Haurélio, poeta popular e pesquisador do nosso folclore, nasceu em Ponta da Serra, município de Riacho de Santana, sertão baiano. Conviveu, desde cedo, com as manifestações da cultura espontânea: reisados, procissões, festas de padroeiros e queimas de Judas. Registrou a rica literatura oral de sua região, dedicando especial atenção aos contos populares. Desse trabalho nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (Paulus) e Contos e fábulas do Brasil (Nova Alexandria).
É autor de alguns êxitos do cordel contemporâneo: Os três conselhos sagrados, Presepadas de Chicó e astúcias de João Grilo, Belisfronte, o filho do pescador (Luzeiro), Galopando o cavalo (Pensamento) e As três folhas da serpente (Tupynanquim). E também dos cordéis infantis O príncipe que via defeito em tudo (Acatu), A lenda do Saci-Pererê em cordel e Traquinagens de João Grilo (Paulus). Coordena, pela editora Nova Alexandria, a coleção Clássicos em cordel, para a qual adaptou A megera domada, de William Shakespeare, selecionado para o PNBE 2009, e O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.