A obra Impérios, Imperadores e Redes de Sociabilidade na Antiguidade, organizada por Margarida Maria de Carvalho, Álvaro Matías Moreno Leoni e Natália Frazão José, nos convida a uma leitura e conhecimento de um Mundo Antigo ainda pouco conhecido do público em geral. Ao reunir um conjunto de especialistas nacionais e estrangeiros, os organizadores entregam ao público uma obra constituída de uma irrefutável riqueza da diversidade de perspectivas, de metodologias e de arcabouços teóricos na abordagem de temas inovadores sobre o Mundo Antigo. A compreensão sobre as interações culturais, com recurso aos conceitos de Império, Fronteira, Identidade e Sociabilidades evidenciados por intermédio da análise de conflitos, considerações sobre imperadores, espaços e hábitos alimentares estimula tanto o leitor leigo quanto os especialistas numa busca contínua e consistente para que possamos compreender a Antiguidade. A documentação é, igualmente, distinta: escritos, numismática, documentação arqueológica e cartográfica reforçam a diversidade intrínseca da obra. Por isso mesmo é que a obra Impérios, Imperadores e Redes de Sociabilidade na Antiguidade, se, por um lado, demonstra a pujança da produção intelectual nacional e internacional e a imprescindível conexão, redes entre os especialistas brasileiros e estrangeiros, por outro, se torna uma obra indispensável para nosso diverso mundo de leitores.
Despre autor
ÁLVARO M. MORENO LEONI
Doctor en Historia. Es profesor de Historia Antigua en las Universidades Nacionales de Córdoba y Río Cuarto e Investigador del CONICET, Argentina. Actualmente dirige el proyecto de investigación ‘Libertad, imperio y civilización. Una aproximación conceptual a la construcción occidental de la historia antigua clásica’. Ha impartido cursos en universidades de Argentina, México y Chile y ha publicado artículos sobre historia e historiografía helenística en el Reino Unido, Italia, España, Portugal, México, Chile, Brasil y Argentina. Es autor del libro Entre Roma y el Mundo Griego. Memoria, autorrepresentación y didáctica del poder en las Historias de Polibio (2017) y coeditor de varios volúmenes colectivos. Sus líneas de trabajo son la historia y la historiografía del mundo helenístico.
MARGARIDA MARIA DE CARVALHO
Professora Livre-Docente em História Antiga pela Unesp/Franca (2022), doutora em História econômica pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e Bacharel em História pela Universidade Federal do rio de Janeiro (1988). É professora de História Antiga do departamento de História da Unesp/Franca desde 1990 e professora do programa de Pós-graduação em história da Unesp desde 2003. Possui cinco Pós-doutorados em História Antiga: o primeiro feito na Unicamp (2006/2007), o segundo na Universidad de Barcelona/Espanha (2008/2009), e os outros três na École Hautes Études en Sciences Sociales/Paris – FR (2011; 2012/2013; 2015/2016). Coordena o Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (G.LEIR – UNESP/Franca) e é vice-coordenadora do Laboratório de Arqueologia da UNESP/Franca (Lab.Arque). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – 2, com o tema Medicina e Neoplatonismo: Oribásio, Juliano, dieta e exercícios físicos na preparação para a Guerra (Séc. IV d.C.).
NATÁLIA FRAZÃO
Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – Campus Franca. Possuí Mestrado (2012), Doutorado (2016) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, Linha História e Cultura Política, da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Campus de Franca. Foi bolsista FAPESP durante o Mestrado e Doutorado, tendo realizado estágio de Mestrado na École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris – EHESS – Centre ANHIMA e Doutorado BEPE na University of Pennsylvania – Philadelphia – Department of Classical Studies. Possuí Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História, Linha História e Cultura Política, da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Campus de Franca, tendo sido bolsista CAPES. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP), do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (G.LEIR – Unesp/Franca), do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM/Unesp).