Em dezembro de 2021, em plena vigência das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 foi realizado, de forma virtual, o ‘Colóquio Internacional: a dimensão do extremo na vida subjetiva’ com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras e francesas. A partir dos desdobramentos dessas profícuas reflexões sobre a dimensão do extremo em psicanálise, nasceu este livro. A questão do transbordamento traumático, da vulnerabilidade psíquica na organização social, política e econômica contemporâneas, marca presença na escrita dos autores.
Com esta obra pretende-se estimular a continuidade da investigação e do debate acerca das figuras do extremo na vida subjetiva, no plano individual e coletivo, visando a uma compreensão depurada sobre o problema do mal-estar na atualidade.
Despre autor
Marta Rezende Cardoso
Psicanalista; doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental pela Universidade de Paris; professora titular do Instituto de Psicologia da UFRJ – Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica; membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora do CNPq; autora e organizadora de diversos livros, entre eles Excesso e trauma (Appris).
Mônica Kother Macedo
Psicanalista; doutora em psicologia; professora no Programa de Pós-graduação Psicanálise: Clínica e Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi (GBPSF) e da International Sándor Ferenczi Network. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1D.
Silvia Abu-Jamra Zornig
Psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, professora associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio; coordenadora do curso de Especialização em Psicologia Clínica com Crianças da PUC-Rio; membro fundadora da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê; membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.