Comemorando os quarenta anos do trabalho poético de Miriam Alves, estes Poemas reunidos trazem compilados pela primeira vez os poemas de uma das vozes mais importantes da literatura brasileira. Miriam Alves fez sua estreia literária em 1982 na coletânea Axé: antologia contemporânea de poesia negra brasileira e no número 5 dos Cadernos Negros. Publicou dois livros de poesia nos anos 1980, porém o formato do livro individual foi só um dos meios que a autora usou para fazer circularem seus poemas. Sua poesia está difundida por muitas publicações coletivas, antologias, revistas, zines, e agora se encontra em conjunto neste volume pela primeira vez.
Também estão nesta edição as autobiografias da autora publicadas originalmente nos Cadernos Negros, um depoimento para a revista e Lyra e os prefácios originais de seus dois livros. O posfácio fica a cargo de Emerson Inácio e o texto de orelha é de Heleine Fernandes.
Política e lírica, a poesia de Miriam Alves mobiliza diversas vozes e temporalidades para a construção de uma subjetividade singular e poderosa.
Despre autor
Miriam Alves nasceu em São Paulo, em 1952. Figura de destaque no panorama da literatura afro-brasileira, integrou o histórico coletivo Quilombhoje Literatura. É autora dos livros de poemas Momentos de busca (1983) e Estrelas no dedo (1985); dos romances Bará: na trilha do vento (2015) e Maréia (2019); e das coletâneas de contos Mulher mat(r)iz (2011) e Juntar pedaços (2021). Além de escritora, é assistente social e professora.