O livro ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’ foi publicado em 1921 pelo escritor Monteiro Lobato. A história obteve grande sucesso na época e posteriormente, impulsionou o autor a criar a série de histórias do ‘Sítio do Picapau Amarelo’.
Narizinho vai brincar na beira de um rio, localizado no sítio em que mora com a avó e a Tia Nastácia, Entretanto, a menina adormece e quando acorda se depara com um peixe elegante, o conhecido Príncipe Escamoso do Reino das Águas Claras, conversando com o Doutor Caramujo. O Príncipe resolve convidar a menina para conhecer o seu Reino.
Narizinho resolve aceitar o convite e segue com ele, levando sua boneca Emília. Ao chegar ao Reino, a menina é recebida como uma verdadeira princesa. Diversas aventuras acontecem com Narizinho e a sua boneca, desde um grande baile até a descoberta de traições e intrigas.
A beleza e a criatividade do texto de Lobato nos proporcionam um grande prazer ao ler e nos impulsionam a uma reflexão de cunho social.
Despre autor
Lobato foi um dos primeiros escritores brasileiros a escrever literatura infantil. Sua obra mais famosa é ‘Sítio do Picapau Amarelo’. A maior parte de sua obra é dedicada à literatura infantil, tendo como cenário o Vale do Paraíba, no período de crise do café. Lobato povoa nossa imaginação com as aventuras divertidas da turma do sítio. Já sua obra para adultos é marcada pelo olhar atento e crítico sobre o Brasil e os brasileiros.