Neste livro, Noam Chomsky, um dos mais importantes intelectuais públicos do mundo, e Robert Pollin, um economista progressista de renome, mapeiam as consequências catastróficas das crescentes e descontroladas mudanças climáticas – e apresentam um plano realista de superação: o Green New Deal.
Por que será que temos mais facilidade de imaginar o fim do mundo do que uma mudança positiva? Argumentando contra o equivocado medo dos supostos desastre econômico e desemprego em massa, decorrentes da transição para uma economia verde, Chomsky e Pollin mostram como a incansável máquina de propaganda da indústria de combustíveis fósseis e suas campanhas de obscurecimento favorecem o negacionismo climático e estressam a imaginação.
A humanidade deve parar de queimar combustíveis fósseis dentro dos próximos trinta anos, e deve fazê-lo de uma forma que melhore o padrão de vida e as oportunidades para os trabalhadores. Esse é o objetivo do Green New Deal e, como os autores deixam claro, é inteiramente viável. A mudança climática é uma emergência que não pode ser ignorada. Este livro mostra como isso pode ser superado politica e economicamente.
Despre autor
Noam Chomsky nasceu na Filadélfia, em 1928. É linguista, historiador, filósofo, cientista cognitivo e um dos principais intelectuais públicos do mundo há mais de meio século. Considerado o pai da linguística moderna, seu trabalho nesse campo teve imensa influência em diversas outras áreas como a matemática, a psicologia e a ciência da computação.
Chomsky é também um importante ativista político, fortemente engajado com as questões ambientais e a urgente necessidade de reformular os sistemas político e econômico, em especial nos EUA.