Com linguagem fluida e bem-humorada, Renata Borges nos apresenta, neste pequeno livro, um delicado conto sobre amizade para leitores de todas as idades, especialmente para os jovens. As ilustrações em colagem de Silvia Amstalden tecem um diálogo perfeito com a prosa da autora, resultando em um livro que convoca o nosso olhar para a memória e nos faz sentir abrindo um álbum de recortes pessoais.
Despre autor
Renata Farhat Borges é paulistana da geração de 1968, mãe de três meninos. Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Como pesquisadora, dedica-se à história do livro, à criação das figuras do autor e do editor, à inovação dos suportes e, mais atualmente, às adaptações literárias para outras linguagens e seu papel na formação do leitor.
Criou e dirige há mais de vinte anos a Editora Peirópolis, que publica livros sobre educação, desenvolvimento social, meio ambiente e literatura infantojuvenil de qualidade. Foi presidente da Libre – Liga Brasileira de Editoras (2007-2009) – e consultora e editora responsável de publicações de diversas instituições nacionais. É editora por vocação e dedica-se a valorizar novas práticas no mercado editorial, que preservem a identidade e a diversidade cultural brasileira e renovem as relações entre os atores da cadeia do livro.
Publicou seus primeiros contos no final da década de 80, em revistas literárias como Ficções e Leitura: teoria e prática, da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Seu livro Amigagem (2009), conto em prosa poética destinado ao público juvenil, foi selecionado pela FNLIJ para o Acervo Básico 2010/categoria Criança – Produção 2009 e para o Catálogo de Bolonha 2010 – FNLIJ´s selection 47ª Bologna Children’s Book Fair 2010 – categoria Ficção para jovens, e foi indicado para concorrer ao BIB Plaque/Bienal de Bratislava – 2009 na categoria Ilustração. Publicou, também em parceria com Silvia Amstalden, o conto Inveja (2010), em formato de livro-objeto. O título recebeu apoio do Pro AC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e foi selecionado para o catálogo de Bolonha 2012 e como um dos melhores livros infantis de 2011 pela FNLIJ.