A educação vista pelos olhos de professores experientes e apaixonados. Eis o que se encontra nesse pequeno livro.
Essa leitura pode servir de subsídio para a discussão de temas fundamentais na prática escolar.
Como transmitir nossos valores para os mais jovens, a educação da sensibilidade, o que podemos fazer em relação ao bullying, os horizontes da formação dos educadores são alguns dos assuntos analisados pelos autores. Além disso, eles nos contam de modo cativante algumas vivências, mostrando-nos possibilidades no uso de nossa criatividade em prol da melhor aprendizagem, num ambiente saudável e estimulante.
As palavras foram usadas na medida certa para lhe oferecer a essência do conhecimento desses grandes nomes da educação no Brasil.
Cuprins
Formar o professor para ‘trans’formar a escola
Professor de espantos
O ensino de valores na escola
Como o professor cria a fome de aprender?
A educação da sensibilidade
A ousadia de pensar
O papel da literatura
O aprendizado da autonomia
O
bullying na escola
Um porta estreita
Glossário
Despre autor
RUBEM ALVES – Estudou Teologia e foi pastor até 1963. Tornou-se mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary (Nova York, EUA) e doutor em Filosofia pelo Princeton Theological Seminary. Foi professor por muitos anos e, no início da década de 1980, tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Possui mais de 50 obras publicadas em diversos idiomas. Autor de crônicas e de livros infantis e sobre educação, ele guia seus leitores pelas paisagens da beleza e considera seus companheiros de viagem filósofos como Bachelard e Nietzsche, além de poetas como Fernando Pessoa, Adélia Prado e Cecília Meireles. Mineiro, é fácil perceber sua veia de contador de estórias. Mas nota-se também sua vasta cultura, como ele mescla conhecimento com sabedoria e traduz isso numa escrita simples, de frases curtas. O certo é que suas obras nos ajudam a refletir sobre o que realmente importa na vida, a voltar os olhos para o que há de mais humano, para o essencial.
CELSO ANTUNES – É autor de mais de uma centena de livros didáticos ou paradidáticos, de numerosos artigos, crônicas e ensaios sobre temas educacionais e de obras pedagógicas que tratam de assuntos como: inteligências múltiplas, capacidades e competências, estratégias de avaliação, processo de aprendizagem, criatividade e uso da memória. Foi professor de ensino fundamental e médio, coordenador e diretor de estabelecimentos de ensino. Ministrou aulas em cursos de graduação, pós-graduação, universidades de terceira idade e proferiu palestras em todo o país, na América Latina e na Europa