O showman é um relato monumental da invasão russa à Ucrânia e do estabelecimento de uma nova liderança política vistos por dentro, a partir do acesso exclusivo do autor a Volodymyr Zelensky.
Das coxias dos programas de auditório na Ucrânia às trincheiras da guerra contra a Rússia, Simon Shuster, jornalista correspondente da revista Time, retrata a vida e a liderança em tempos de guerra do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Baseado em quatro anos de reportagem, extensivas viagens ao front com o presidente e dezenas de entrevistas com ele, a esposa, os amigos e inimigos, os conselheiros, os ministros e os comandantes militares, O showman conta a história intimista e reveladora da evolução de um comediante a símbolo de resiliência, e de como ele conseguiu o apoio de tantos Estados democráticos à sua causa.
Realista sobre as falhas iniciais de Zelensky em garantir a paz e sobre sua disposição para silenciar dissidências políticas, o livro faz um retrato complexo de um homem lutando para romper o que considera um ciclo histórico de opressão, iniciado muitas gerações antes da sua. Mesmo com o avanço da guerra, Zelensky não deixa de lado a sua visão para o futuro do combate e, por meio de suas ações, cria estratégias surpreendentes para conter os russos e manter o Ocidente ao seu lado.
Como reportagem, O showman oferece a perspectiva essencial de testemunha ocular da história sobre um dos principais conflitos que definem o nosso tempo. Como estudo de liderança e determinação do ser humano, é um livro atemporal e universal.
‘O showman é um marco histórico. Nenhum jornalista da atualidade teve acesso tão exclusivo e em tempo real a personagens enquanto eles mudavam o mundo. Graças a Simon Shuster e seu livro brilhante, franco e verdadeiro, os leitores de hoje – e de gerações futuras – terão a chance de conhecer as entranhas da guerra e entender Volodymyr Zelensky.’ – Mikhail Zygar, autor de Todos os homens do Kremlin
‘Um relato intenso e evocativo de uma das figuras mais notáveis de nosso tempo. Este livro oferece um lugar na primeira fila da história enquanto é feita.’ – Anne Applebaum, vencedora do Prêmio Pulitzer e autora de O crepúsculo da democracia
Despre autor
Simon Shuster trabalhou como correspondente na Rússia e na Ucrânia por dezessete anos, na maior parte do tempo como repórter da revista Time. Sua cobertura da guerra começou em 2014, quando foi o primeiro jornalista estrangeiro a chegar à Crimeia no momento em que as tropas russas tomavam a península. Em 2019, conheceu e entrevistou Volodymyr Zelensky para um perfil da campanha presidencial, e, então, continuou a acompanhar o governo nos anos seguintes, viajando pela primeira vez com o presidente para a zona de guerra em abril de 2021 enquanto os russos reuniam seus exércitos na fronteira. Quando a invasão de fato começou no ano seguinte, Simon passou meses com a equipe de Zelensky, com acesso sem precedentes ao complexo presidencial em Kiev, onde escreveu O showman, seu primeiro livro.