Escrito no século IV antes de Cristo, A Arte da Guerra percorreu o mundo inspirando das estratégias de Napoleão e outros generais nas grandes guerras a inúmeras personalidades de nossa história.
Para atestar sua importância, basta observar a capacidade de atravessar mais de dois séculos de guerras, dinastias e gerações, mantendo intactos os conceitos originais.
Hoje, seus ensinamentos foram transportados para longe dos campos de batalha, tornando-a uma das obras mais importantes sobre estratégia profissional, tanto para empresas quanto para indivíduos que desejam alcançar sucesso em qualquer área da vida.
As lições presentes neste livro ensinam a lidar com todos os conflitos e decisões que temos de tomar diariamente.
Algumas das lições fundamentais de Sun Tzu sobre lutar e vencer todas as batalhas
• A excelência suprema consiste em minar a resistência do inimigo e vencêlo
sem que haja qualquer batalha.
• Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode
enfrentar.
• Um líder comanda pelo exemplo, não pela força.
• A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque.
Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra
que ela é abundante.
• A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.
Despre autor
Sun Tzu foi um estrategista, general e filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos. Este livro foi colocado no topo dos Clássicos Militares da China em 1080 pelo imperador Shenzong de Song e, desde então, tem sido o texto de estratégia mais influente no Leste Asiático.
Descoberto nas últimas décadas pelo mundo ocidental, passou a influenciar o pensamento militar, as táticas de negócios, as estratégias de retórica e muito mais. Seus conselhos inspiram legiões de líderes a motivarem outros na busca do sucesso em qualquer empreendimento, por meio da persistência, paciência e tática adequada.