Téffi 
Contos [EPUB ebook] 

Ajutor

Escritora russa comparada a Tchékov e inédita no Brasil aborda, com humor sutil, costumes, literatura e política na Rússia
Admirada tanto por Lênin quanto pelo tsar Alexandre II, publicada tanto na imigração quanto na União Soviética, a escritora russa Téffi (1872-1952) foi extremamente popular entre os leitores de seu tempo – a ponto de dar nome a vários produtos, de perfumes a doces. Artífice magistral do conto, formato que a consagrou e suscitou comparações com Anton Tchékov, Téffi é publicada agora pela primeira vez no Brasil.
O volume Contos traz um apanhado de 28 textos da autora, escritos entre 1910 e 1952. O livro está dividido nas duas principais fases da vida da autora: Na Rússia e Na imigração, quando a escritora se instala em Paris, após a Revolução Russa. Em ambas, Téffi observa com humor sutil – às vezes até feroz e quase sempre com desenlaces ambíguos – os hábitos e costumes da burguesia dos dois lados da fronteira ocidental russa, com um estilo direto e moderno. O traço humorístico de sua escrita, privilegiado na coletânea, foi o que lhe trouxe o reconhecimento, mesmo sendo uma rara figura entre os satíricos, como explica Raquel Toledo no posfácio: ‘uma mulher’. Para a professora de literatura, Téffi – pseudônimo de Nadejda Aleksandrovna Lokhvitskaya – foi ‘uma das muitas autoras que o cânone, acostumado a privilegiar os homens, escondeu’.

€11.99
Metode de plata

Despre autor

Téffi nasceu numa família abastada e culta de São Petersburgo. Como leitora iniciante, ficou impressionada com Lev Tolstói e Alexander Púchkin. Aos 13 anos escreveu a Tolstói pedindo que mudasse a história de   Guerra e paz   para não deixar morrer o príncipe Andrei. Casou-se com um juiz polonês, Valdislav Buchinski, e separou-se em 1900, com três filhos. Nos primeiros anos do século XX, publicou poemas e contos, assinados com seu nome de batismo.   
Nos tempos em torno da revolução de 1905, escreveu histórias de tom político contra o czarismo. O humor, com traços de absurdo, já se destacava nessa época e foi desenvolvido em suas colaborações publicadas na revista   Satyricon  ,   já como Téffi. Ela atribuiu duas inspirações para seu pseudônimo: o criado de um amigo chamado Steffi ou uma canção de ninar inglesa em que havia o personagem Taffi.    
Em 1918, ano seguinte à Revolução Russa, Téffi decide deixar São Petersburgo com o pretexto de acompanhar uma trupe de teatro. Radicada em Paris, começou a escrever para jornais publicados em russo na capital francesa, onde tornou-se uma figura importante no círculo literário da diáspora russa. Casou-se novamente e abriu uma casa noturna para os emigrados. Além de contos, escreveu poemas e peças teatrais de um ato. Como muitas escritoras, sofreu um apagamento histórico, tendo merecido sua primeira biografia apenas em 2018, assinada por Edythe Haber.   

Cumpărați această carte electronică și primiți încă 1 GRATUIT!
Limba Portugheză ● Format EPUB ● Pagini 392 ● ISBN 9786554610315 ● Mărime fișier 1.0 MB ● Traducător Letícia Mei & Priscila Marques ● Editura Carambaia ● Oraș São Paulo ● Țară BR ● Publicat 2023 ● Ediție 1 ● Descărcabil 24 luni ● Valută EUR ● ID 9115216 ● Protecție împotriva copiilor Adobe DRM
Necesită un cititor de ebook capabil de DRM

Mai multe cărți electronice de la același autor (i) / Editor

769.864 Ebooks din această categorie