‘Fui por mais de três anos o joguete de uma ilusão singular e diabólica.’ Romualdo, na cerimônia de sua ordenação para se tornar sacerdote, encontra o olhar suplicante e desesperado de uma bela jovem, clamando a silenciosamente para que ele não se tornasse padre. Depois desse dia, o sacerdote viria a receber todas as noites, em sonho, a visita de Clarimonde, dona do olhar que o fascinara. Romualdo, então, passa a ter uma vida dupla: de dia, um servo do Senhor e, de noite, um amante apaixonado. Mas seria mesmo só um sonho? Quem era Clarimonde e quais eram suas verdadeiras intenções? Descubra o mistério que habita esse clássico da literatura de horror.
Com apresentação de Luiz Antonio Aguiar, este conto faz parte do livro Góticos: Contos clássicos – Vampiros, múmias, fantasmas e outros astros da literatura de terror, primeiro volume da Coleção Góticos.
Despre autor
Pierre Jules Théophile Gautier nasceu em 1811 e morreu em 1872. Francês, era poeta, dramaturgo, romancista, jornalista, polemista, crítico literário e de manifestações artísticas em geral. Mais do que tudo, era um dos símbolos do Romantismo francês, admirado por seus contemporâneos, que o tinham como modelo.