Ao criar um Fórum de Ciências Bíblicas, a Sociedade Bíblica do Brasil tinha alguns objetivos. Primeiro, foi criar um espaço para a pesquisa, o debate, o relatório da frente de tradução bíblica. Em segundo lugar, a intenção era abrir um espaço de diálogo entre a academia e as entidades que se empenham na complexa tarefa de tradução do texto bíblico. Em terceiro lugar, a intenção era socializar um pouco desse conhecimento, tornando-o público.
O tema do primeiro Fórum foi ‘1600 anos da primeira grande tradução ocidental da Bíblia – Jerônimo e a tradução da Vulgata Latina’. O tema visava chamar a atenção para um jubileu quase esquecido por todos. Duas palestras trataram diretamente do tema da Vulgata. Infelizmente uma delas, por motivo de uma pequena tragédia, não está sendo publicada neste volume. O texto foi consumido por um incêndio e não pode ser recuperado. Trata-se do estudo intitulado ‘Vulgata: história e importância desta tradução da Bíblia’, do Prof. Domingos Zamagna da Escola Dominicana de Teologia de São Paulo. As demais apresentações estão reunidas neste volume.
Cuprins
Apresentação
Bíblia de Almeida: Sua Origem, as Revisões e os Princípios Envolvidos.
>> Dr. Vilson Scholz
Paulo e o Espírito Santo no contexto das tendências recentes nas pesquisas
>> Prof. Jonas Machado
A Vulgata como Testemunho do Texto Massorético
>> Prof. Dr. Edson de Faria Francisco
7Q5: Um Fragmento dos Evangelhos em Qumrã?
>> Prof. Dr. Wilson Paroschi, Ph.D.
Historiografia das traduções da Bíblia para o português
>> Dr. Erní Walter Seibert
Salmo 41: Notas exegéticas e teológicas
>> Prof. Dr. Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão
A doutrina da inerrância da Bíblia
>> Pr. Claudionor de Andrade
O Uso da Bíblia no Ocidente — na Evangelização
>> Dr. Rudi Zimmer
Despre autor
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, e prestar assistência social aos mais necessitados.
A Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social, além de fonte de conhecimento e educação. Base cultural e do pensamento filosófico de toda a civilização ocidental, o Livro Sagrado contém, ainda, valores éticos capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.
Tendo como base esses princípios, a SBB tem a missão de:
‘Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano.’
HISTÓRIA DA SBB
Com o final da II Grande Guerra, em 1945, um clima de otimismo e esperança se espalhou pelo mundo. No Brasil, também houve um cenário favorável ao crescimento da distribuição da Bíblia.
É nesse período que surge a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma entidade criada por destacados líderes cristãos. Com o lema ‘Dar a Bíblia à Pátria’, a SBB é fundada em 10 de junho de 1948, no Rio de Janeiro. A partir de então, assume as atividades de tradução, produção e distribuição da Bíblia em todo o território brasileiro.
A SBB é uma entidade nacional, que faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial de entidades, cuja fundação remonta ao século XIX e que foi criada com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 145 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios, que são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.
Além do trabalho na área de tradução e publicações de Bíblias, a SBB se destaca por sua atuação no campo da ação social. Desde 1962, quando inaugurou o barco Luz na Amazônia para prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos, a SBB tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população como estudantes, índios, presidiários, enfermos e deficientes visuais.