Apesar da popularidade, Romain Gary foi por muito tempo mais lido na França do que em outros países. Era como se sua obra fosse uma joia nacional que os estrangeiros demoraram a descobrir. Alguns de seus livros só recentemente foram traduzidos para o inglês. O mesmo aconteceu no Brasil, onde a redescoberta de sua obra teve início há pouco tempo. As pipas foi publicado no ano da morte do autor, em 1980. Mesmo sendo o último de uma vasta galeria de romances, preserva intactos os atributos que garantiram a fama do escritor: a delicadeza do olhar infantil, a capacidade de contar uma grande história por meio de dramas cotidianos, a força poética das imagens, o carisma dos personagens.
Ludo é um menino que cresce em uma pequena fazenda na Normandia sob os cuidados de seu tio, um fabricante de pipas. Numa propriedade aristocrática perto dali, passava os verões a jovem polonesa Lila, por quem Ludo se apaixona. O livro acompanha a trajetória dessa dupla improvável em meio à eclosão da Segunda Guerra. Com personagens que apostam tudo na luta para manter vivas as esperanças, As pipas é o apelo poético de Romain Gary a toda forma de resistência. Ele próprio um herói de guerra, dedicou parte importante de sua vida à tentativa de dar forma ficcional à tragédia da Europa conflagrada e descobrir o lirismo por trás da barbárie. Como este livro atesta à perfeição, ele conseguiu.
About the author
Romain Gary nasceu em 1914, na Lituânia, e morreu em 1980, em Paris. Autor de dezenas de romances, foi um dos escritores mais populares e premiados da França.