Eros, o doce-amargo, livro referencial de Anne Carson, uma das mais celebradas autoras da atualidade, chega finalmente ao Brasil apresentando um panorama das leituras sobre o amor, da Grécia antiga à literatura moderna.
Anne Carson, uma das mais premiadas e admiradas autoras da atualidade, é conhecida por esgarçar as linhas que definem os gêneros literários. Eros, o doce-amargo é o seu primeiro livro de crítica literária, resultado de sua tese de doutorado, e se tornou um clássico, mesclando ensaio, teoria e poesia.
‘Safo foi a primeira a chamar Eros de ‘doce-amargo’. Ninguém que já se apaixonou discorda. O que significa essa palavra?’, se pergunta Anne Carson. A resposta é a investigação que a ensaísta e poeta canadense empreende nesta obra, perscrutando o conceito de ‘eros’ a partir da Grécia antiga e evocando referências da poesia, filosofia, literatura, história e psicanálise ao longo dos séculos. Assim, Carson produz um panorama sobre as interpretações do amor, analisando em uma abordagem ao mesmo tempo profunda e espirituosa o caráter duplo e ambíguo do sentimento erótico.
‘A doçura de Eros é inseparável da sua amargura, e cada qual participa, de uma maneira ainda não óbvia, da nossa vontade humana por conhecimento. Parece haver alguma semelhança entre o modo como Eros age na mente de quem ama e o modo como o conhecimento age na mente de quem pensa.’ — Anne Carson
Об авторе
ANNE CARSON é poeta, ensaísta, tradutora, professora canadense e especialista em literatura grega clássica e helênica. Deu aulas nas Universidade Mc Gill, Michigan e Princeton. Em 1986, publicou Eros, o doce-amargo, seu primeiro livro de crítica literária. Foi a primeira mulher a ganhar o T.S. Eliot Prize, em 2002, pelo livro The Beauty of the Husband, que também será lançado pela Bazar do Tempo. Traduziu poemas de Safo e peças teatrais de Eurípedes e Sófocles. Escreveu livros de poesia e ensaios, entre eles, já publicados no Brasil, O método Albertine, Falas curtas e Autobiografia do vermelho.