O mundo foi surpreendido pela invasão da Ucrânia pela Rússia. À atmosfera pesada de uma pandemia letal, veio se somar o gosto velho e amargo da Guerra Fria, no qual vidas de pessoas comuns contam menos do que a lógica geopolítica das grandes potências.
A partir de então, mapas e fotos de cidades e aldeias ucranianas passaram a circular em jornais, noticiários de televisão e na internet. Para a maioria das pessoas, tais lugares não passam de nomes quase impronunciáveis; para nós, soam familiares. A invasão russa trouxe para nosso dia a dia algo que estava adormecido em um canto da memória ou restrito aos contos da literatura ídiche: a geografia judaica do Leste Europeu, terra de nossos pais, avós e bisavós.
Nessa confusão de sentimentos, fomos tomados por recordações familiares. Nossos pais, avós e bisavós mantinham com suas terras natais relações por vezes marcadas pelo rancor, outras por nostalgia, outras, ainda, por uma combinação de ambos. Por isso, legaram-nos silêncios, intervalos de memórias, cheiros de comida, visões de mundo, pequenos gestos, hábitos curiosos que se transformaram em fontes de afeto, imaginação e desejos de apreensão literária e histórica.
Содержание
A UCRÂNIA DE CADA UM: RELATOS DE FILHOS E NETOS DE JUDEUS DO LESTE EUROPEU
APRESENTAÇÃO
‘A UCRÂNIA NÃO EXISTE’
VOLTAR PARA ONDE NUNCA SE FOI E DE ONDE NÃO SE SAIU
BESSARÁBIA: MEMÓRIA DO LUGAR OU LUGAR NA MEMÓRIA?
O OUTRO LADO
A FAMÍLIA ESKENAZY DE BELGRADO
FILHOS DO SÉCULO XX
ENTRE OSTROWIEC E COPACABANA: A POLÔNIA DE MEU PAI EM NÓS
DA BESSARÁBIA AO RIO DE JANEIRO, ECOS DA YIDDISH KULTUR-LIGE DE KIEV
O DIA EM QUE ESTIVE NA UCRÂNIA: UM ENSAIO SOBRE MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS MARCHAS DA VIDA.
A DIÁSPORA DE CADA UM: OS GRIN E OS KAHANE
PEQUENA HISTÓRIA DO VOVÔ LUIZ PARA CONTAR AOS MEUS SOBRINHOS
HISTÓRIA DOS MEUS PAIS VIAGEM AO REDOR DO MUNDO — DA POLÔNIA PARA O BRASIL
HISTÓRIA, VAZIOS E O POÇO DO LEIB
RAÍZES
GLOSSÁRIO
Об авторе
Vitor Uchôa é Assistente Social, Editor da Luva Editora e Curador da Incubadora Literária, empresa dedicada à publicação de autores e enredos nacionais com enfoque em escritores iniciantes e do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, desde novembro de 2016.
Editor de sessenta e três livros, dentre romances e coletâneas, também é criador e organizador do Projeto sociocultural Incubadora de Sonhos, publicação e divulgação de autores do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense; Projeto Rio Vermelho, voltado as questões de combate ao racismo e a intolerância religiosa; Projeto O Melhor do Terror Nacional/ Melhor do Crime Nacional, destinado a descobrir novos autores de todas as regiões do país e que dialoguem sobre a cultura e história brasileira; organizador e participante de oficinas on-line de difusão cultural e a respeito do mercado editorial, na página da Luva Editora e em várias outras.
Em abril de 2019 produziu o evento Choque Literário na Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka: Naniwa-Kai, e também participou como expositor e palestrante em diversos outros eventos como: Bienal do RJ, Primavera Literária, Casa Fantástica na FLIP, LER, FLINIT, entre outros. De formação, é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense.