Publicado pela primeira vez em 1925, ABC da Relatividade, de Bertrand Russell, foi considerado uma obra-prima de sua época e contribuiu significativamente para a popularização da ciência. Com uma linguagem direta e acessível, o livro é um guia introdutório fascinante da Teoria da Relatividade de Einstein para o público em geral. Escrito com autoridade por um dos filósofos mais influentes do século XX, ABC da Relatividade continua sendo tão relevante hoje como foi em sua primeira publicação.
Além do prefácio à edição brasileira assinado por Alexandre Cherman, a edição conta também com um prefácio de Felix Pirani e uma introdução de Peter Clark.
Об авторе
BERTRAND ARTHUR WILLIAM RUSSELL, nascido no País de Gales em 18 de maio de 1872, foi um dos filósofos mais influentes do século XX. Estudou matemática na Trinity College, da Universidade de Cambridge, e prosseguiu com os estudos de filosofia. Partiu para a Alemanha, onde estudou economia. Ao regressar, foi professor da London School of Economics e, posteriormente, da Universidade de Cambridge. Em 1916, perdeu seu posto na universidade e foi preso por suas posições pacifistas em relação à Primeira Guerra Mundial, posições que manteria ao longo da Segunda Guerra Mundial e de outros conflitos bélicos posteriores. Em 1949 foi nomeado membro da Ordem do Mérito do Reino Unido e em 1950 foi premiado com o Nobel de Literatura. Autor de numerosas obras de temas variados, como filosofia, lógica, matemática, história, sociologia e educação, Russell morreu em 2 de fevereiro de 1970, em sua terra natal. Russell foi coautor, juntamente com Alfred North Whitehead, dos três volumes de ‘Principia Mathematica’ (1910-1913), uma obra que visava estabelecer a lógica matemática como fundamento da matemática. Esse trabalho influenciou significativamente o desenvolvimento da lógica e da filosofia no século XX. Em 1945, Russell publicou ‘A History of Western Philosophy’ (História da Filosofia Ocidental), um livro que se tornou um clássico instantâneo e é amplamente lido e apreciado por estudantes e acadêmicos da filosofia até hoje. A obra é uma análise abrangente e crítica das principais correntes filosóficas e pensadores ocidentais, desde a antiguidade até meados do século XX. O livro foi bem recebido e ajudou a consolidar a reputação de Russell como um dos principais intelectuais de seu tempo. Ao longo de sua vida, Bertrand Russell recebeu várias honrarias e prêmios, incluindo o Prêmio Nobel de Literatura em 1950, em reconhecimento às suas contribuições para a filosofia e a escrita.