A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.
Etnociências traz um assunto atual e importante da temática ambiente e sociedade, apresentando conceitos, estudos e práticas sobre as etnociências, em especial sobre a etnobiologia e a etnoecologia, e como elas se relacionam. Para isso, oferece informações que abrangem as bases filosóficas da ciência e as especificidades das disciplinas e suas correlações, com um viés interdisciplinar. Ao traçar essa história, desde a construção das ciências até a incorporação dos atores sociais na produção científica, a obra busca incentivar a implementação de novas práticas de conservação da natureza e o fomento de políticas públicas socioambientais.
Содержание
Capítulo 1
Introdução às etnociências
1 A ciência e suas nuances
2 Introdução às etnociências
3 Etnobiologia e etnoecologia
Considerações finais
Referências
Capítulo 2
Etnociências na biologia
1 Etnobiologia
2 Etnoecologia
Considerações finais
Referências
Capítulo 3
Dimensões humanas
1 Dimensões humanas da sustentabilidade
2 Etnociências e sua relação com a antropologia, a sociologia, a psicologia, a biologia e a ecologia
Considerações finais
Referências
Capítulo 4
Coleta de dados nas etnociências
1 A pesquisa etnocientífica
2 Métodos e técnicas de pesquisa com dimensões humanas
3 Abordagens quantitativa e qualitativa em pesquisas etnocientíficas
Considerações finais
Referências
Capítulo 5
Etnociências na prática
1 História e evolução da etnobiologia no Brasil e no mundo
2 Etnobiologia e etnoecologia no Brasil e no mundo
Considerações finais
Referências
Sobre os autores
Об авторе
Carla Gheler-Costa possui graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em pedagogia pela Unisa (2021), mestrado em recursos florestais pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em ecologia aplicada pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em ecologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz/USP. Foi professora na Universidade Sagrado Coração, em Bauru, São Paulo (2012-2018); professora de ensino fundamental e médio (2002-2004); pesquisadora no Instituto Pró-Terra (Jaú/SP); consultora ambiental na empresa Ecologia Aplicada (Bauru/SP). Tem atividades de extensão em educação e ciência, PANCs e biodiversidade em terras indígenas, além de experiência nas áreas de ecologia, zoologia, manejo de fauna, biologia da conservação, gestão e monitoramento ambiental, educação para ciência e educação ambiental.
Fábio H. Comin é biólogo, especialista em educação ambiental, mestre em ecologia e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo. Professor universitário e pesquisador científico, desenvolve pesquisas e projetos com as temáticas: etnobiologia, etnoecologia, dimensões humanas e sustentabilidade, educação ambiental e ciência cidadã, conservação da biodiversidade e clima, restauração ambiental e sistemas agroflorestais.