A tendência dos estudos do século XXI sobre a alimentação tem sido de privilegiar as abordagens multi e transdisciplinares. A temática da alimentação, por si só, engloba vasta gama de percepções, sensibilidades, saberes e práticas. A reflexão sobre três dos principais pilares da relação do homem com o alimento, ao longo de toda a sua história – alimentação, saúde e cultura –, traz à tona a transversalidade desta temática. Esta obra está organizada em quatro partes, contendo um total de 17 capítulos. Na Parte I, a comida é sustento, a comida é sabor, mas também é conforto, é lembrança, laço e pertencimento, pois o ‘Bom grão sempre dá bom pão’. Na Parte II, a comida pode ser também o elo que nos liga a um conjunto de práticas e hábitos que são capazes de nos gerar identidades revestidas em gostos compartilhados, ela é ‘A bebida quer-se comida e a comida bebida’. Na Parte III, ‘Ia a pé mas peguei uma carona num automóvel, pedaço de cana descascada’, a alimentação é capaz de nos remeter a nossas raízes, a um universo metafórico, quando se transforma em comida boa é capaz de nos fazer ‘Ficar nas macaxeiras’. E, por fim, na Parte IV, o comer é capaz de nos curar, ou nos fazer adoecer, pois ‘O que não mata engorda’.
Содержание
Parte I – ‘Bom grão sempre dá bom pão’: legados, lembranças e costumes
1. A HERANÇA DIETÉTICA HIPOCRÁTICO-GALÉNICA EM ESCRITOS DO SÉC. XVI DE COLONOS PORTUGUESES SOBRE A TERRA BRASÍLICA (Carmen Soares)
2. MEMÓRIAS DA CULINÁRIA ‘POLONO-BRASILEIRA’ NO ESTADO DO PARANÁ/BRASIL
(Neli Maria Teleginski)
3. O ALFENIM NA CULTURA ALIMENTAR DO CARIRI/CE: DA GLÓRIA AO PRETERIDO
(Ariza Maria Rocha)
4. ENTRE APROPRIAÇÕES E ADAPTAÇÕES: ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE NO PRIMEIRO RECEITUÁRIO BRASILEIRO OITOCENTISTA (Patrícia Maria da Silva Merlo)
Parte II – ‘A bebida quer-se comida e a comida bebida’: sabores, práticas e transmissões
5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO VINHO JEROPIGA NA CONSTITUIÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL LUSO-BRASILEIRO (Valdecir Carlos Ferri, Carmen Isabel Leal Soares, Goreti Maria Botelho)
6. MANJAR REAL, MANJAR À BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DO AÇÚCAR NA CULTURA ALIMENTAR LUSO-BRASILEIRA (1680-1895) (Mariana Corção)
7. UMA HISTÓRIA DO GOSTO EM PERSPECTIVA COMPARADA: O ARTESANAL E O GOURMET (Carolina Figueira da Costa)
8. HOSPITALIDADE E ALIMENTAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL OITOCENTISTA (Everton Luiz Simon, Eliane Cristina Deckmann Fleck)
Parte III – ‘Ia a pé mas peguei uma carona num automóvel, pedaço de cana descascada’: comunidades, tradições e preceitos
9. SAMBAQUI, OSTRAS E A CONSTRUÇÃO DO TURISMO GASTRONÔMICO CATARINENSE (Talita Schröder, Felipe Borborema Cunha Lima, Dione Rocha Bandeira)
10. TRADIÇÕES E TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA ALIMENTAR CAIÇARA: UM ESTUDO ENTRE AS COMUNIDADES DE PRAINHA BRANCA (GUARUJÁ/SP), TRINDADE (PARATY/RJ) E ILHA DOS VALADARES (PARANAGUÁ/PR) (Alice Giovana Yukimi Willy Honjo, Fernando Morimoto, Cilene da Silva Gomes Ribeiro)
11. ALIMENTAÇÃO QUILOMBOLA: MEMÓRIAS IDENTITÁRIAS E RESGATE DA CIDADANIA NO MORRO DO BOI (BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC) (Angelo Ricardo Christoffoli, Moisés Dos Santos Nogueira)
12. COMENSALIDADE DOS POVOS TRADICIONAIS: A TAPIOCA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA ALIMENTAR DOS INDÍGENAS GUAJAJARAS (Glaubia Santos, Andrea Lima Barros)
13. CULTURA E PATRIMÔNIO ALIMENTAR DE COMUNIDADES DE PESCADORES NO MUNICÍPIO DE MATINHOS/PR (Leticia Freiman, Roberta de Aviz Mainka, Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Maria Cecília Barreto Amorim Pilla)
Parte IV – ‘O que não mata, engorda!’ Alimento, saúde e sustância
14. ALIMENTAÇÃO PARA O ‘PROGRESSO’: UM ESTUDO DAS CARTILHAS DO ESTADO NOVO (Siloé Souza, Maria Cecília Barreto Amorim Pilla)
15. NOSSA COZINHA ALIMENTA, TAMBÉM CURA! (Samara Mendes Araújo Silva)
16. IMPLICAÇÕES DA DIETA SEM GLÚTEN NAS RELAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES DOS PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA: O CASO DO PÃO (Ana Lúcia Eckert, Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Solange M. da S. Demeterco)
17. UM OLHAR DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, A GASTRONOMIA E A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA (Clarissa Magalhães, Fabiana Bom Kraemer, Flavia Milagres Campos)
Об авторе
Maria Cecília Barreto Amorim Pilla
Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, do qual também é coordenadora, e do Curso de Licenciatura em História.
Cilene Gomes Ribeiro
É nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em História pela UFPR. Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR, do Grupo de Pesquisa de História e Cultura da Alimentação da UFPR e do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN) da PUCPR. Pesquisadora do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia. Pesquisadora do CNPq.
Carmen Soares
É professora associada com agregação da Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras). Tem desenvolvido a sua investigação, ensino e publicações nas áreas das Culturas, Literaturas e Línguas Clássicas, da História da Grécia Antiga e da História da Alimentação. É coordenadora executiva do curso de mestrado em ‘Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade’ e diretora do doutoramento em ‘Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades’. Investigadora corresponsável do projecto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia (apoiado pela FCT, Capes e Fundação Calouste Gulbenkian).