DE LENDA EM LENDA CRUZANDO FRONTEIRAS’ TRAZ HISTÓRIAS DE POVOS DO MUNDO TODO E, COM ISSO, DÁ UM PANORAMA GERAL SOBRE A DIVERSIDADE HUMANA.
Povos das Américas, da Europa, da Ásia e da África habitam as páginas do livro, mostrando suas crenças, costumes, valores morais e comportamentos. As histórias também falam da natureza que envolve esses povos, dos rios e montanhas, do calor ou da neve de suas regiões, dos desertos e mares onde eles vivem.
Apesar da diferença entre os personagens e as culturas das histórias do livro, a gente percebe que há muitas coisas em comum nestas lendas. Os contos falam de coragem, determinação, sabedoria, bondade, dedicação… Todos eles trazem virtudes humanas — virtudes que são as mesmas para povos de qualquer parte do planeta: da África à América do Norte, da Ásia ao Brasil.
Somos todos humanos, e a pluralidade é uma característica nossa. As lendas deste livro nos convidam a aprender com a diversidade. O mundo é plural e diverso. Isso está expresso na música, nas comidas, nas roupas, nas artes e artesanatos das gentes do mundo todo. A pluralidade espelhada nas páginas deste livro nos mostra o quanto a diversidade é enriquecedora, o quanto podemos aprender e nos transformar com a sabedoria de outras culturas.
INDICAÇÃO EDUCACIONAL: fundamental II ao Ensino Médio — 11 a 17 anos
Об авторе
Dados pessoais: Claudio Blanc é filósofo de formação e escritor, tradutor e editor, autor de diversos trabalhos nas áreas de História, Filosofia e Literatura, publicados em diferentes livros e veículos.
Dos seus mais de dez livros publicados, destacam-se Uma Breve His-tória do Sexo (Global, 2010), que se tornou referência sobre o tema no Brasil; Avantesmas (Gutenberg, 2015), finalista do Prêmio Jabuti 2015 na categoria reconto e selecionado para o Programa Minha Biblioteca, do estado de São Paulo e adotado para o Ensino Médio em diversas escolas; e A História da Filosofia (Camelot, 2020, 2ª edição em 2021). Sua atuação como jornalista, cobrindo principalmente o problema ecológico que vi-vemos, resultou no livro Aquecimento Global e Crise Ambiental (Global 2012 e 2ª edição em 2019).
Entre seus livros infanto-juvenis estão Histórias Sopradas no Tempo, indicado como Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Li vro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e De lenda em lenda, cruzando fronteiras.
Claudio Blanc também assina a tradução de 50 obras nos mesmos campos de conhecimento sobre os quais escreve, entre elas o best-seller Fumaça e Espelhos, de Neil Gaiman (Via Letteris, 2002), além de impor-tantes livros de referência como Iluminismo Radical, de Jonathan Israel (Madras, 2009), e Em Nome de Roma, de Adrian Goldsworthy (Planeta, 2016). Em 2021, participou como jurado da 63ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Biografias, Documentários e Reportagens.
Fez várias viagens pelo interior do Brasil e a países de todos os con-tinentes, buscando conhecer os filhos dessas terras e aprender com eles maneiras diferentes de ver o mundo. Esteve no Himalaia, onde entrou em contato com místicos e iogues; ouviu mitos e lendas de indígenas no Brasil, Peru e América do Norte; e viajou pela África do Sul e pelo norte da Europa, sempre pesquisando a história, a cultura e o folclore dos lo-cais por onde passou, colecionando e comparando mitos, lendas e artes que marcam as culturas de todo o mundo.
Todo esse material, recolhido em viagens, tornou-se desde então, a matéria-prima de seu trabalho. Claudio escreve tanto para jovens como para o público adulto sobre História, Filosofia, Mitologia e Literatura.