CRIMES IMPOSSÍVEIS reúne contos da primeira fase da literatura detetivesca, desde os mestres isolados do século 19 até a década de 1930, considerada a Era de Ouro desse tipo de narrativa. Acompanhamos o desenvolvimento de um dos conceitos mais curiosos do conto e do romance policial – o crime impossível ou de ‘quarto fechado’.
CRIMES IMPOSSÍVEIS é uma antologia com temática inédita no Brasil, com narrativas cuidadosamente selecionadas por Braulio Tavares, entre as pioneiras do tema conhecido como ‘o quebra-cabeças’ da literatura policial.
Os escritores e os contos que fazem parte dos CRIMES IMPOSSÍVEIS:
O ROMNEY ROUBADO (1919) * Edgar Wallace . A astuta Four-Square Jane rouba dos muito ricos e distribui a quem cuida dos necessitados. O Chefe Superintendente Dawes, da Scotland Yard, conseguirá esclarecer o roubo impossível arquitetado por Square Jane?
A ADAGA DE ALUMÍNIO (1909) * R. Austin Freeman . Um assassinato insolúvel. Só mesmo o metódico, observador e detalhista Dr. Thorndyke para desvendar esse crime.
O SUICÍDIO DE KIAROS (1897) * L. Frank Baum . O autor de O Mágico de Oz, quem diria, também se envolveu com histórias de crimes. Para ele, às vezes o crime compensa e não deixa pistas.
O MISTÉRIO DE DOOMDORF (1914) * Melville Davisson Post . Muitos se dizem culpados, mas nenhum deles cometeu o crime. Isso só é possível na narrativa em que Tio Abner investiga os acontecimentos.
A MORTE NA PRAIA (1922) * Maurice Leblanc . Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca, enfrenta duas mulheres e suas fortes paixões.
O PROBLEMA DA CELA 13 (1905) * Jacques Futrelle . Esse clássico das narrativas de ‘ambiente fechado’ não poderia faltar: a história de um duelo entre a engenhosidade individual e um sistema de vigilância coletivo.
A AVENTURA DA FAIXA MALHADA (1892) * Conan Doyle . Essa é considerada uma das melhores aventuras de Sherlock Holmes. E só mesmo ele para proteger a aterrorizada Srta. Helen Stoner.
UMA PASSAGEM NA HISTÓRIA SECRETA DE UMA CONDESSA NA IRLANDA (1838) * Sheridan Le Fanu . Uma jovem orfã em perigo e que conta apenas com a sorte para não ser morta. Você vai precisar de nervos de aço para acompanhar esse relato.
OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE (1841) * Edgar Allan Poe . Clássico dos clássicos, um dos mais enigmáticos crimes de quarto fechado não poderia faltar nesta antologia.
A MALDIÇÃO DO LIVRO (1933)*G. K. Chesterton . Não confie em tudo o que vê e preste atenção em todos que o cercam. Só poderia ser coisa do Padre Brown.
Содержание
Prefácio * Braulio Tavares
O ROMNEY ROUBADO (1919) * Edgar Wallace
A ADAGA DE ALUMÍNIO (1909) * R. Austin Freeman
O SUICÍDIO DE KIAROS (1897) * L. Frank Baum
O MISTÉRIO DE DOOMDORF (1914) * Melville Davisson Post
A MORTE NA PRAIA (1922) * Maurice Leblanc
O PROBLEMA DA CELA 13 (1905) * Jacques Futrelle
A AVENTURA DA FAIXA MALHADA (1892) * Conan Doyle
UMA PASSAGEM NA HISTÓRIA SECRETA DE UMA CONDESSA NA IRLANDA (1838) * Sheridan Le Fanu
OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE (1841) * Edgar Allan Poe
A MALDIÇÃO DO LIVRO (1933) * G. K. Chesterton
Об авторе
CRIMES IMPOSSÍVEIS é o primeiro título da série de antologias BIBLIOTECA PESSOAL de BRAULIO TAVARES.
Uma biblioteca pessoal é aquela montada livro a livro, ao sabor dos interesses de cada momento. Às vezes, de tão pequena cabe em cantos, e mesmo assim equivale a um mundo. A biblioteca de um leitor representa seus interesses pessoais, paixões e, claro, suas dificuldades.
É fácil imaginar que a biblioteca pessoal de Braulio Tavares tenha os livros que o ajudaram a compor e aprofundar as suas diversas faces: poeta, escritor, antologista, cordelista, tradutor e roteirista.
E foi a partir da consulta à sua biblioteca pessoal que Braulio Tavares selecionou os autores dos contos pioneiros dos crimes de ‘quarto fechado’ que fazem parte do livro CRIMES IMPOSSÍVEIS. E isso é uma prova do poder de uma biblioteca nas mãos de quem sabe apreciá-la e consultar suas preciosidades.
Braulio Tavares destaca-se em todas as áreas a que se dedica, seja na conquista de prêmios nacionais e internacionais, como no clássico premiado nacional e internacionalmente, A ESPINHA DORSAL DA MEMÓRIA, seja no reconhecimento por MUNDO FANTASMO, ambos publicados pela Bandeirola Editora.