Mensagem: A Odisseia Poética de Fernando Pessoa pela Alma de Portugal
Mensagem foi a única obra de Fernando Pessoa escrita em português que o autor viu ser publicada ainda em vida. Vencedora do prêmio Antero de Quental do Secretariado Nacional de Informação, Mensagem foi a consagração que Pessoa pôde testemunhar, vindo a falecer cerca de um ano depois do seu lançamento. Apesar de o poeta ter se referido a ele como ‘um livro pequeno de poemas’, Mensagem é um marco na obra de Pessoa. Repleto de simbolismo e evocações míticas, nesta obra ele revisita o passado glorioso de Portugal, contrapõe essa grandeza à decadência do seu presente, relembra a força anímica do povo português e profetiza a sua regeneração no Quinto Império. Um livro de grande poder literário e evocativo, Mensagem traz Fernando Pessoa em seu auge.
CONTEÚDOS EXTRAS
Aponte a câmera para o QR CODE DA QUARTA CAPA e desfrute de conteúdos exclusivos, como videoaulas, guia de leitura, textos extras e muito mais!
DIFERENCIAIS DESTA OBRA
— Apresentação especial de Claudio Blanc: Filósofo, escritor, tradutor e editor, ganhador de diversos prêmios, que traz uma introdução única e enriquecedora ao livro.
— Caderno de fotos: Uma seleção de imagens que enriquecem a experiência do leitor, contextualizando a época e os eventos relacionados à obra.
— Curiosidades: Descubra informações interessantes e pouco conhecidas sobre o autor e sua obra, tornando a leitura ainda mais envolvente.
— Linha do tempo: Um recurso valioso que ajuda o leitor a entender melhor o contexto histórico em que a obra foi escrita e publicada.
— Fernando Pessoa em Sala de Aula, pela especialista Marcella Abboud: Um guia dedicado a professores e educadores, com abordagens pedagógicas e estratégias para ensinar a obra em ambiente escolar.
— Mensagem nas provas de vestibular: Uma análise detalhada das questões relacionadas à obra que já foram abordadas em vestibulares, oferecendo insights para estudantes se prepararem melhor para os exames.
— Exercícios de múltipla escolha comentados: Uma seção dedicada a exercícios de múltipla escolha relacionados à obra, acompanhados de comentários elucidativos para ajudar o leitor a compreender os conceitos abordados.
— Exercícios analíticos comentados: Uma seleção de exercícios mais complexos, acompanhados de análises e explicações detalhadas para aprofundar o entendimento da obra. A editora Guri acredita na importância da acessibilidade e inclusão, por isso buscamos oferecer recursos que permitam que todos tenham acesso às nossas publicações. ‘Mensagem’ além de ser uma obra impressa, está disponível também nos formatos: Ebook acessível com descrição de imagens; Audiolivro; Audiolivro com descrição de imagens e Vídeo Animado legendado com libras.
Содержание
Capa
Folha de rosto
Créditos
Apresentação
A vida de Fernando Pessoa
Pessoa, por ele mesmo
O Modernismo Português
Expoentes do Modernismo Português
Mensagem
Estrutura
O Brasão
O Mar Português
O Encoberto
Obras de Fernando Pessoa
Primeira parte. Brasão
Canto primeiro. Os Campos
Primeiro: o dos castelos
Segundo: o das quinas
Canto segundo. Os Castelos
Primeiro: Ulisses
Segundo: viriato
Terceiro: o conde D. Henrique
Quarto: D. Tareja
Quinto: D. Afonso Henriques
Sexto: D. Dinis
Sétimo (I): D. João o primeiro
Sétimo (II): D. Filipa de Lencastre
Segunda parte. Mar Português
Canto terceiro. As Quinas
Primeira: D. Duarte, rei de Portugal
Segunda: D. Fernando, infante de Portugal
Terceira: D. Pedro, regente de Portugal
Quarta: D. João, infante de Portugal
Quinta: D. Sebastião, rei de Portugal
Canto quarto. A Coroa
Nuno Álvares Pereira
Canto quinto. O Timbre
A Cabeça do Grifo: O Infante D. Henrique
Uma Asa do Grifo: D. João, O Segundo
A Outra Asa do Grifo: Afonso de Albuquerque
Canto sexto. Possessio Maris
I. O infante
II. Horizonte
III. Padrão
IV. O mostrengo
V. Epitáfio de Bartolomeu
V. Epitáfio de Bartolomeu Dias
VI. Os colombos
VII. Ocidente
VIII. Fernão de Magalhães
IX. Ascensão de Vasco da Gama
X. Mar português
XI. A última nau
XII. Prece
Terceira parte. O Encoberto
Canto sétimo. Os Símbolos
Primeiro: D. Sebastião
Segundo: o quinto império
Terceiro: o desejado
Quarto: as ilhas afortunadas
Quinto: encoberto
Canto oitavo. Os Avisos
Primeiro: O bandarra
Segundo: António Vieira
Terceiro: escrevo meu livro à beira-mágoa
Canto nono. Os Tempos
Primeiro: noite
Segundo: tormenta
Terceiro: calma
Quarto: antemanhã
Quinto: nevoeiro
Linha do tempo de Fernando Pessoa
O contexto de produção
Introdução
A obra
Pessoa nas provas de vestibular
Fernando Pessoa
Modernistas portugueses
Mensagem
Conteúdos extras
Referências bibliográficas
Contracapa
Об авторе
Fernando Pessoa, o mais importante poeta contemporâneo português, considerado por muitos como um novo Camões, viveu apenas 47 anos, mas deixou um legado universalmente reconhecido. Embora tenha nascido em Lisboa, grande parte de sua infância e adolescência foi passada na África do Sul, onde começou a escrever em inglês. Foi nessa língua que publicou três das quatro obras que viu sair do prelo em vida. Homem de diversas facetas e qualidades – filósofo, publicitário, tradutor, astrólogo… – Fernando Pessoa é, principalmente, lembrado como um recriador da arte poética, tendo dado vida a diversos heterônimos com personalidades, vidas e estilos literários próprios e únicos. O renomado professor e crítico Harold Bloom considerou Pessoa um Walt Whitman renascido e o colocou entre os 26 maiores cânones da literatura ocidental.