O chamado vocacional ao ministério presbiteral em uma Igreja diocesana exige uma reflexão específica e uma análise sobre o modo de ser e de viver diocesanamente. Este livro quer responder a essa necessidade de aprofundar os elementos que configuram a vocação do presbítero na vida da Igreja. Ao longo dos capítulos, são estudados temas que constituem a identidade do padre diocesano e baseiam-se nas quatro dimensões delineadas para a formação dos presbíteros – humana, espiritual, intelectual e pastoral –, apresentadas pela Congregação do Clero no documento denominado Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis. O objetivo é ajudar todos os presbíteros, especialmente os diocesanos, a se conformar, ainda mais, ao Cristo Bom Pastor, único e sumo sacerdote, e incentivá-los a ser sinais e portadores do amor misericordioso e samaritano de Deus na comunidade paroquial.
Об авторе
HUMBERTO ROBSON DE CARVALHO Pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida – região episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL, campus Pio XI). Membro da Comissão dos Presbíteros do Setor Santana. Membro da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat). Membro fundador do Kerigma – Catequese Mistagógica. Membro da Comissão de Iniciação à Vida Cristã na região episcopal Santana, na arquidiocese de São Paulo. Publicou artigos em revistas nacionais e, pela Paulus, os livros: Elementos fundamentais da espiritualidade do catequista; Missa: celebração do mistério pascal de Jesus; Ministério do catequista: elementos básicos para a formação; Paróquia missionária: projeto de evangelização e missão paroquial na cidade; Bíblia: Palavra que transforma a vida dos catequistas; Espiritualidade do padre diocesano; Creio: a profissão de fé explicada aos catequistas; Liturgia: elementos básicos para a formação de catequistas; Iniciação à Vida Cristã e pedagogia catecumenal; Catequistas: vocação, ministério e missão; Diocesaneidade, esponsalidade e incardinação; A catequese como educação da fé; Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial; Seminarista diocesano: identidade, vocação e missão; Catequese, liturgia e mistagogia e Espiritualidade do ministro extraordinário da sagrada comunhão.
ANDERSON FREZZATO
Pertence ao clero diocesano da diocese de Amparo-SP (pároco da catedral de Nossa Senhora do Amparo). Doutorando em Teologia (PUC-SP). Mestre em Teologia (PUC-SP). Especialista em Formação de Presbíteros Católicos e em Gestão Financeira. Bacharel em Teologia e Filosofia. Tecnólogo em Gestão Financeira. Membro do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUC-SP/CNPQ)