O livro aborda a questão do abuso de posição dominante enfrentada pelas autoridades antitruste no mundo diante da moderna economia digital. Big data, blockchain, algoritmos, inteligência artificial, verticalização, fake news, entre outros, são alguns dos maiores desafios da autoridade antitruste no Brasil.
Об авторе
Juliana Oliveira Domingues — Professora de Graduação e Pós-graduação da FDRP-USP. Foi Visiting Scholar na Georgetown University (2018) com pesquisa financiada pelo programa International Scholar In Residence da American Bar Association (Antitrust Section). Fundadora da Rede Womenin Antitrust (WIA). Membro da ASCOLA. Líder do Grupo de Pesquisa(Cnpq) de Direito e Inovação da FDRP/USP. Consultora Não Governamental(NGA) da International Competition Network.
Eduardo Molan Gaban — Doutor em Direito pela PUC-SP, Visiting Fulbright Scholar at the New York University, co-lider do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Concorrência e Inovação (NCI/PUC-SP), Conselheiro do IBRAC, Conselheiro da FIESP, Conselheiro da Fulbright Commission, Professor de Direito Econômico, Sócio de Mayer Brown LLP.
Adriane Nakagawa Baptista — Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LLM em European and International Business Law pela Universidade de Leiden. Advogada e sócia de Nakagawa Baptista & Baptista Advogados e Diretora do Atelier Jurídico.
Ana de Oliveira Frazão — Advogada e Professora de Direito Civil e Comercial da Universidade de Brasília – Un B. Ex-Conselheira do CADE(2012-2015). Ex-Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília(2009-2012). Graduada em Direito pela Un B, Especialista em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestre em Direito e Estado pela Un B e Doutora em Direito Comercial pela PUC-SP. Líder do GECEM.
Vicente Bagnoli — Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Presidente da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB-SP (2013-2015), Consultor Não governamental da International Competition Network; Consultor Temporário do Banco Mundial; Membro do Comitê Científico do Observatório de Aplicação do Direito da Concorrência da Universidade Católica Portuguesa – Porto, membro da ASCOLA, Presidente do Comitê Jurídico da ITALCAM e advogado.
Paulo Eduardo Lilla — Doutor e Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scholar na Stanford Law School (Winter-Spring 2012). Advogado e Professor de Direitoem São Paulo.
Nicolo Zingales – Doutor em Direito pela Bocconi University. Professor na Sussex Law School, nas áreas de competition and information law. Co-fundador do Internet Governance Forum’s Dynamic Coalition on Platform Responsibility. Co-fundador do My Data Global Network. Consultor Não governamental da International Competition Network.
Breno Fraga Miranda e Silva — Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Advogado