Viagem sentimental foi escrito a partir das experiências de Laurence Sterne como viajante. Idealizado como um romance em dois volumes, ficou inacabado devido à frágil saúde do romancista, que publicou apenas a porção dedicada à França. Sterne morreu apenas três semanas depois da publicação do primeiro volume.
O cenário da viagem, no entanto, é pretexto para o narrador, Yorick, pintar com bastante ironia, os aspectos mais subjetivos da vida. A obra pode ser considerada precursora do romance moderno, e teve admiradores ilustres como Machado de Assis de James Joyce.
Об авторе
Laurence Sterne (Clonmel [Irlanda], 1713-Londres, 1768) escreveu poesia e sermões, mas foi como romancista que se consagrou como um dos grandes inovadores da literatura ocidental e um mestre da narrativa. Em 1738, ordena-se cônego de York e muda-se para Sutton-on-the-Forest, próxima a York. Sua carreira literária inicia-se de forma vacilante em 1743 com a publicação de sermões e poemas, ignorados pela crítica. Sua próxima incursão literária, em 1759, com a publicação de ‘A Political Romance’ (Um romance político), foi proibida por tratar de um tema-tabu na época: a ganância do clero. Contudo, no mesmo ano, Sterne publica os dois primeiros volumes de ‘The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman’ (A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy), sua obra-prima, finalizada em 1767, que obteve um estrondoso sucesso e daria a Sterne pleno reconhecimento literário. Durante grande parte da sua vida, Sterne teve saúde debilitada, por isso foi forçado a alternar as festas e jantares em Londres com algumas viagens ao continente europeu para restabelecer a saúde.