Aprovada no edital de obras literárias para o ensino médio do PNLD 2021, programa que seleciona livros para escolas de todo o país, é uma emocionante HQ ambientada nos anos em que o Brasil enfrentava uma de suas piores crises sanitárias.
Recém-curado da gripe espanhola, Petro descobre que sua mãe, acometida pela mesma doença, acaba de morrer. O garoto parte então rumo a uma importante jornada: dar um funeral digno ao corpo da mãe, ignorado pelas autoridades sanitárias. Num livro ilustrado brilhantemente por Jefferson Costa, um dos grandes ilustradores de quadrinhos nacionais, acompanhamos essa jornada de perto e, ao longo do caminho, somos levados às mais profundas reflexões sobre vida e morte, sobre humanidade e desumanidade, em um dos piores momentos da nossa história.
Com prefácio de Reinaldo José Lopes e texto de Lillo Parra, La Dansarina é uma ficção histórica que representa inúmeras histórias reais ocorridas no Brasil e no mundo em 1918, durante a crise sanitária da gripe espanhola, mas que poderiam muito bem ter ocorrido em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Publicada pela primeira vez em 2015 e premiada com o HQ Mix, é impossível não encontrar semelhanças entre a sociedade em que vive Petro, o protagonista, e a em que vivemos hoje: uma sociedade, que, em pouco tempo, começa a se ver dizimada pela força letal de um vírus invisível.
Об авторе
Ninguém sabe ao certo de onde ele saiu. Já o colocaram em companhia dos piores seres humanos e em lugares de má fama. Outros afirmam que após uma vida de luxúria, jogos de azar e roquenrol, arrependeu-se e passou uma década orando para uma obscura divindade asteca. Ele afirma que é ‘apenas um pai de família que gosta de escrever gibis’, mas, estranhamente, não confirma nem desmente os boatos. Em 2013, ganhou o Troféu HQMIX por A Tempestade na categoria Adaptação para os Quadrinhos. Em 2016, repetiu a dose com La Dansarina (Troféu HQ Mix nas categorias Edição Especial Nacional e Roteirista).