Afilhada órfã da rica baronesa Mrs. Oswald, a astuta e forte Guiomar, e seus três pretendentes, são os protagonistas desse romance da primeira fase de Machado de Assis, A mão e a luva (1874), em que a tônica são a ambição e o desejo de ascensão social no rigoroso estatuto social burguês. Qual será o escolhido de Guiomar, aquele que lhe cabe na mão como luva? Como romance de folhetim, a obra tem uma estrutura equilibrada. Os capítulos são aproximadamente do mesmo tamanho e a história vai se desenvolvendo gradualmente até atingir um clímax e caminhar para o desenlace, estrutura revelada propositadamente na tradução em quadrinhos, que esbanja também recursos visuais para lembrar a época dos folhetins.
Об авторе
MACHADO DE ASSIS (1839 — 1908) nasceu no Rio de Janeiro ainda no período da escravidão. Filho de mãe escrava, é considerado, pelo crítico literário Harold Bloom, um verdadeiro milagre das letras brasileiras. Até alcançar o respeito de seus pares, Machado trabalhou como tipógrafo e, mais tarde, como revisor. Em 1873, entrou para o Ministério da Agricultura, onde trabalhou até a aposentadoria, poucos anos antes da sua morte. Cultivou quase todos os gêneros literários, destacando-se como ficcionista. Alguns de seus romances mais conhecidos, como A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878) foram lançados inicialmente no formato de folhetim. Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), também surgido como folhetim, é considerado o marco inicial do realismo brasileiro. Sua obra mais conhecida é Dom Casmurro.
Alex Mir nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo. É escritor, roteirista e editor. Seus primeiros trabalhos foram os independentes Defensores da pátria e Tempestade cerebral, nos quais atuou como editor e roteirista. Entre outros trabalhos nos quadrinhos, é responsável pelo roteiro dos álbuns O mistério da mula sem cabeça e Orixás — do Orum ao Ayê. Este último integra a lista do PNBE 2013. É vencedor do Prêmio HQMix 2010 como roteirista revelação. Como escritor, tem contos publicados em livros como Asgard: a saga dos nove reinos, Tratado secreto de magia, Moedas para o barqueiro, O Grimoire dos vampiros e Histórias liliputianas. Vive em Mauá, São Paulo, com esposa e filha.
Alex Genaro nasceu no Rio de Janeiro. É ilustrador dos livros de RPG Maytréia e Rebelião — ascensão e queda (editora Daemon) junto com seus suplementos, e colaborador da revista Coquetel da Ediouro Publicações. Já teve trabalhos publicados em revistas independentes como Escribas do inferno, Impacto, Tempestade cerebral e Lorde Kramus. Participou, junto com Alex Mir, da coletânea Imaginários HQ, lançada pela editora Draco. Gosta de desenhar enquanto ouve músicas sem letra e curte filmes de terror B.