‘O Espelho’ é um dos contos mais importantes de Machado de Assis e da literatura brasileira. Esta edição tem texto integral e traz notas explicativas para os termos não usuais, para facilitar a compreensão da obra.
O conto foi publicado originalmente na Gazeta de Notícias em 8 de setembro de 1882 e depois reunido na coletânea Papéis Avulsos, publicado no mesmo ano.
A coletânea, assim como o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), marca o início da fase realista do autor, em que Machado se distancia das influências românticas observadas em suas obras anteriores.
Об авторе
Machado de Assis foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu na mesma cidade, em 29 de setembro de 1908. É fundador da Cadeira no 23 da Academia Brasileira de Letras. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. Foi criado no morro do Livramento. Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1854, com 15 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto À Ilma. Sra. D.P.J.A., no Periódico dos Pobres . Em 1856, ele entrou para a Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo. Em 1858, tornou-se revisor e colaborador no Correio Mercantil e, em 1960, a convite de Quintino Bocaiuva, passou a pertencer à redação do Diário do Rio de Janeiro . Escrevia regularmente também para a revista O Espelho , onde estreou como crítico teatral, para a Semana Ilustrada e para o Jornal das Famílias , no qual publicava, de preferência, contos.