As reflexões sobre o turismo vêm ocupando um espaço cada vez mais abrangente na literatura antropológica.
A interpretação de seus fenômenos como uma dimensão da cultura ganhou densidade e profundidade ao longo das últimas décadas. Aos estudos seminais de 1970 nos Estados Unidos, e de 1990 no Brasil, soma-se hoje um número expressivo de pesquisas que transformaram o turismo num tema reconhecido e relevante no campo das ciências sociais.
Resultante da interlocução de autores brasileiros com Nelson Graburn, um dos pioneiros dos estudos antropológicos sobre turismo, esse livro busca apresentar o ‘estado da arte’ das pesquisas na área, mapeando as ideias e os paradigmas que têm orientado tais investigações.
Содержание
PRÓLOGO
1. ANTROPOLOGIA OU ANTROPOLOGIAS DO TURISMO?
Nelson Graburn
2. OS ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS SOBRE TURISMO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA RECENTE
Margarita Barretto
3. PEREGRINAÇÃO E TURISMO RELIGIOSO: SUJEITOS, OBJETOS E PERSPECTIVAS
Carlos Alberto Steil
4. INDIGENISMO, TURISMO E MOBILIZAÇÃO ÉTNICA
Rodrigo de Azeredo Grünewald
5. HIBRIDAÇÃO CULTURAL E TURISMO
Rafael José dos Santos
Об авторе
É bacharel em Turismo pela PUC-Campinas, especialista em Museologia e Métodos Alternativos de Educação, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, com área de concentração em Ciências Sociais Aplicadas.
Coordenadora da Coleção Turismo, da Papirus Editora, atualmente é professora visitante no mestrado de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina e convidada no mestrado em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau.
No exterior, é professora da especialização em Turismo Cultural da Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) e da licenciatura em Turismo da Universidad de la República de Uruguay.
Ministra regularmente cursos de extensão na Argentina, Brasil e Uruguai, é pesquisadora do CNPq, que financia seu projeto Interfaces entre Migração e Turismo, fundadora e coordenadora do grupo CULTu S (Cultura, Turismo e Sociedade), reconhecido pelo CNPq, e autora de diversos livros.