A visão cosmológica revolucionária de um neurocientista inovador que coloca o cérebro humano no centro do universo
O renomado neurocientista Miguel Nicolelis apresenta uma teoria revolucionária de como o cérebro humano evoluiu para se tornar um computador orgânico sem rival no universo conhecido. Como já fizeram cientistas como Darwin, o brasileiro parte de sua experiência e de uma enorme paixão pelo conhecimento nesta surpreendente formulação de uma teoria sobre as origens de tudo.
Autor do best-seller Muito além do nosso eu, Nicolelis empreende neste livro a primeira tentativa de explicar a totalidade da história, cultura e civilização humana como base em uma série de princípios-chave recentemente descobertos da função cerebral. Essa nova cosmologia é centrada em torno de três propriedades fundamentais do cérebro humano: sua maleabilidade para se adaptar e aprender; sua habilidade de permitir que vários indivíduos sincronizem suas mentes em torno de uma tarefa, objetivo ou crença; e sua incomparável capacidade de abstração. Combinando ideias de campos tão diversos como neurociência, matemática, evolução, ciência da computação, física, história, arte e filosofia, Nicolelis apresenta um manifesto neurobiologicamente baseado na singularidade da mente humana e coloca o cérebro como o centro do universo.
O verdadeiro criador de tudo é uma grande história de aventura sobre o papel central do cérebro na criação de nossa concepção do universo.
Об авторе
Miguel Nicolelis é professor catedrático de Neurobiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Engenharia Biomédica e Psicologia Experimental da Duke University. Ele é o fundador do
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e presidente do Conselho do Instituto Santos Dumont, ambos em Macaíba, Rio Grande do Norte. Nicolelis fundou e
dirigiu o Projeto Andar de Novo. Ele é membro das Academias de Ciência da França e do Brasil. Em 2004, a revista Scientific American elegeu Nicolelis como um dos 20 cientistas mais influentes do mundo. Em 2015, a revista americana Foreign Policy elegeu Nicolelis como um dos 100 pensadores de maior influência no mundo. É o coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste. Publicou dois livros pelo selo Crítica da Editora Planeta: Muito além do nosso eu e Made in Macaíba.